Cosag promove reunião sobre os desafios do agronegócio brasileiro no mercado internacional

Um debate sobre os desafios para aumentar a presença do agronegócio brasileiro no mercado internacional marcaram a reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), realizada nesta segunda-feira (7).

A palestra principal foi apresentada pelo CEO da Asia-Brasil Agro Alliance (ABAA), Marcos Jank e teve como tema “Competitividade internacional do agronegócio brasileiro: visão estratégica e políticas públicas”. Marcos Jank falou que o Brasil é muito eficiente na agricultura, porém começa a perder quando vai vender, devido a problemas de infraestrutura. De acordo com o CEO da ABAA o grande desafio é a adição de valor, diferenciação e imagem.

Marcos Jank destacou que o grande objetivo da ABAA é abrir mercados, pois o Brasil precisa de mais representatividade internacional. A criação de escritórios pelo mundo, com pessoal especializado, é essencial para fomentar a compra e venda de produtos brasileiros.

Índice de Confiança

Outro ponto tratado durante a reunião foi sobre o Índice de Confiança do Agronegócio (IC-Agro), estruturado em conjunto pela Fiesp e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). De acordo com o índice o 1º trimestre de 2018 fechou com o melhor resultado da série histórica, aos 107,1 pontos, avanço de 6,8 pontos em relação ao trimestre imediatamente anterior. De acordo com a metodologia do estudo, resultados acima de 100 pontos correspondem a otimismo.

Missão à China

Ainda durante o encontro o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex), Harry Chiang, falou sobre a missão empresarial à China International Import Expo. O evento acontece de 5 a 10 de novembro, em Xangai, e é a primeira feira organizada pelo governo central da China.

A Feira é dedicada exclusivamente para que a China possa fazer importações. De acordo com Harry Chiang, a China está promovendo, pela primeira vez, reuniões regulares com governos, inclusive o brasileiro, para que a feira seja bem-sucedida. A China pretende importar até US$ 10 trilhões nos próximos cinco anos.

Sobre o Cosag

A Aciub é representada no Cosag pelo vice-presidente, Sérgio Tannus. O Cosag é um órgão técnico estratégico da Fiesp, coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), que tem por objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área do agronegócio, promovendo permanente interação das entidades ligadas ao tema.

O Cosag propõe estudos e atividades compatíveis com as finalidades da Fiesp, mesmo quando ultrapassam o âmbito da atividade industrial, atuando como painel de ideias para apreciação da conjuntura atual.  Além disso, analisa a repercussão das iniciativas e posições da Fiesp, contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral.