
Na noite de ontem, 16 de junho, o auditório da Aciub foi palco do lançamento do pacto Regional pela Governança, uma iniciativa do Capítulo MG do IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em sua atuação no Triângulo Mineiro, em parceria com a Aciub, CDL Uberlândia e FIEMG – Regional Vale do Paranaíba.
O encontro reuniu empresários, lideranças institucionais e especialistas para refletir sobre os caminhos para uma governança corporativa mais ética, sustentável e eficiente na região. Representando a Aciub, a vice-presidente Tomaídes Rosa participou ativamente da programação, dando as boas-vindas aos convidados e destacando o papel da entidade na promoção do desenvolvimento empresarial com responsabilidade e visão de futuro.
Um dos destaques da programação foi a palestra do economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, que abordou os desafios da conjuntura atual e a importância da governança corporativa como ferramenta estratégica para empresas e instituições enfrentarem cenários complexos com mais preparo, responsabilidade e visão de longo prazo.
Durante o evento, os representantes das entidades: Tomaídes Rosa, vice-presidente da Aciub; José Alves, presidente da FIEMG – Regional Vale do Paranaíba; Lecia Queiroz, superintendente do CDL Uberlândia, e Luis Gustavo, coordenador geral do Capítulo Minas Gerais, assinaram o Termo de Compromisso Regional pelas boas práticas de Governança Corporativa, assumindo o compromisso com o fortalecimento da cultura de governança no ambiente empresarial local.
Para Tomaídes Rosa, o Pacto é um avanço importante para a maturidade do ambiente de negócios da região. “Esse pacto representa um compromisso coletivo com a evolução da gestão empresarial. Quando entidades se unem por boas práticas, damos um passo importante rumo a uma cultura de governança mais forte, que beneficia não só as empresas, mas toda a sociedade”, destacou.
Logo após a assinatura aconteceu o painel ‘Prosperar com Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a Região do Triângulo Mineiro’, que contou com a presença dos representantes das entidades, que compartilharam perspectivas sobre os desafios enfrentados pelas empresas locais e como a governança pode ser um diferencial estratégico para o crescimento sustentável da região.
O lançamento do pacto marca um novo capítulo para o ambiente empresarial regional, com a união de forças em prol da profissionalização da gestão, da transparência e do crescimento sustentável.








Fotos: Luiz Crosara