Por: Núcleo de Negócios Ecoeficientes –
Programa Empreender da Aciub
Fazer mais com menos.
Este pensamento nunca esteve em tanta evidência como nos dias de hoje.
Seja na gestão das empresas, na indústria, no agronegócio ou mesmo no dia a dia de nossas residências, otimizar recursos e consumir de forma consciente tornou-se regra, para que se busque a tão falada sustentabilidade.
O mundo vem buscando soluções inteligentes para que possamos diminuir os impactos causados pela atividade humana no planeta Terra e para isso, vemos as principais instituições internacionais se reunindo em conferências mundiais, assinando tratados e fechando acordos de cooperação para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir os impactos do aquecimento global.
Mas, por mais que se pense globalmente para resolver esses problemas, só é possível alcançar resultados palpáveis quando agimos localmente.
Ter consciência e conhecer a origem dos produtos que consumimos, separar resíduos recicláveis, utilizar equipamentos eficientes que consomem menos energia elétrica, gerenciar consumo e reuso de água, buscar fontes de energias renováveis e reduzir o desperdício de materiais, estão entre as soluções que podem ajudar a sua empresa a se tornar mais competitiva diante dos seus concorrentes.
Essa vantagem não se dá apenas pelo fato de sua empresa adotar práticas de cunho sustentável ecologicamente, mas porque adotar tais práticas garante economia de recursos e que no fim do dia, garante mais dinheiro no caixa da sua empresa.
Já pensou se a casa ou o prédio que a sua empresa ocupa fosse uma edificação autossuficiente e praticamente não utilizasse recursos externos? Esses são os chamados empreendimentos “Net Zero” e estão se tornando realidade em todo o mundo, inclusive em Uberlândia.
A Uberlândia Refrescos é um exemplo deste tipo de empreendimento na cidade, com uma construção que reúne arquitetura inteligente, utilização de energias renováveis, reaproveitamento de água e materiais reciclados. Um pioneirismo que é característico da nossa cidade.
Também sendo uma das pioneiras na busca deste tipo de solução, que une eficiência e economia, a Aciub implementou a troca de 90% de suas lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e também instalou uma usina fotovoltaica para gerar a própria energia. E as ações não param por ai.
Com o objetivo de auxiliar as empresas associadas da Aciub a se prepararem para adotar essas soluções, foi fundado dentro do Programa Empreender o Núcleo de Negócios Eco-Eficientes da Aciub – ECOA.
O ECOA é formado por um grupo de empresas locais que tem entre as suas soluções os serviços de coleta de resíduos e reciclagem de lixo eletrônico, construção sustentável com utilização de Light Steel Framing, que dispensa água e tem taxa de desperdício com menos de 1%, captação e gerenciamento de reuso de água, consultoria em eficiência energética e desenvolvimento de usinas de energia com fontes renováveis, consultoria em licenças e outorgas ambientais, automação residencial e monitoramento de consumo e produção de energia, entre outros serviços.
Para disseminar a cultura da Eco Eficiência, a Aciub abre esta coluna em sua newsletter e, semanalmente, vai apresentar aos seus associados, cases de sucesso de projetos eco-eficientes sendo executados em todo o mundo e também aqui na nossa região, através dos projetos executados pelas empresas do ECOA.
A Aciub sempre busca oferecer inovação, tecnologia e conhecimento aos seus associados e através do ECOA, ela apresenta uma série de soluções que podem ajudar a sua empresa a se posicionar de maneira estratégica, com eficiência, economia e sustentabilidade.
Para saber mais sobre o ECOA, procure a coordenação do Programa Empreender.
Artigo escrito por: Núcleo de Negócios Ecoeficientes – Programa Empreender da Aciub