Presidente do IUB debate desoneração da folha e taxação de importados durante encontro com Ministro de Relações Institucionais

Na última terça-feira (23/01) o presidente do Instituto Unidos Brasil, do qual a Aciub é signatária, Sr. Nabil Sahyoun, se reuniu em Brasília com o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e membros de sua equipe de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, além do Deputado Federal Zé Neto, que faz parte da FPE – Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Conforme divulgado pelo IUB, durante a reunião, foram tratados assuntos como a desoneração da Folha de Pagamento e Taxação dos Importados.

Em 2022, o Governo Federal deixou de arrecadar 40 bilhões de impostos de arrecadações e 20 bilhões de ICMS, essa situação não pode mais continuar prejudicando as empresas Nacionais e o Governo, que precisa arrecadar e manter a equação positiva para que estes assuntos importantes sejam resolvidos. Criando um ambiente competitivo no mercado, a isonomia nas importações pode ajudar a evitar práticas desleais de comércio, como subsídios injustos e barreiras não tarifárias. Isso contribui para um ambiente comercial mais transparente e justo.

Sobre a Desoneração da Folha dos 17 Setores, é importante que a decisão do Congresso em mantê-la seja respeitada. A medida provisória assinada pelo presidente no final do ano cria uma situação preocupante em relação às nossas Instituições, por isso é essencial a manutenção da decisão do Congresso. Vários argumentos favoráveis à modificações na MP foram colocados em pauta nesta reunião.

O Ministro Alexandre Padilha informou que estes dois assuntos importantes estão sendo tratados pelo Governo, na busca de uma solução que atenda a todos. Além disso, ele também afirmou que o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já teria aceitado a taxação dos importados, o que poderia gerar uma boa receita em relação a negociar a Desoneração da Folha de Pagamento dos 17 Setores.

O Instituto Unidos Brasil e a Frente Parlamentar do Empreendedorismo manterão contato direto com o Governo nos próximos dias em relação a estes dois assuntos extremamente importantes para o setor produtivo. A Aciub também acompanhará de perto cada movimentação, se comprometendo em apoiar o IUB em tudo o que se fizer necessário.