Presidente da Aciub visita obras da LD Celulose

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, participou na última terça-feira (15/06), da comitiva com autoridades e empresários mineiros para visita às obras da empresa LD Celulose, uma joint venture entre a empresa austríaca Lenzing e a brasileira Duratex. O empreendimento fica localizado entre os municípios de Indianópolis e Araguari, a cerca de 50 km de Uberlândia, e contou com um investimento de R$5,2 bilhões.

A visita foi guiada pelo diretor-presidente do empreendimento, Luiz Künzel, com o objetivo de apresentar o status de construção do complexo e também os benefícios que o investimento trará para a região. A novidade reforça a força e capacidade da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em atrair novos investimentos empresariais e industriais, fator de extrema importância, como ressalta o presidente da Aciub. “O potencial de Minas Gerais, em especial nossa região, em atrair grandes empreendimentos se destaca a cada dia. Essa visibilidade garante também a movimentação econômica, geração de empregos e ainda se torna um ímã para que outros investidores olhem mais para a região”, pontua Paulo Romes.

Durante a visita, Luiz Künzel explicou que a primeira fase de obras já foi concluída e englobava questões de infraestrutura como arruamentos, energia, água, redes de distribuição, internet e comunicações, que necessitavam serem finalizadas de forma mais urgente para receber o contingente de trabalhadores que atuam no local. “Posteriormente entrou muito forte a construção civil, as fundações para os prédios e equipamentos. Esta etapa está praticamente se encerrando agora, pequenos ajustes finais estão sendo feitos, mas basicamente também está se encerrando. O que nós estamos no momento, em plena atividade é a montagem dos equipamentos”, explicou.

A expectativa é que durante o pico das obras sejam gerados cerca de 8 mil empregos diretos, e com o início das operações previsto para março de 2022, a espera é que esse número seja de 1.100 vagas. As fibras especiais de celulose produzidas na LD serão utilizadas na indústria têxtil.