CACB e Caixa: empresas ligadas às AC’s terão acesso à linhas de financiamento

A partir da parceria, micro e pequenas empresas terão acesso a serviços exclusivos e taxas reduzidas em todo o País

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram, nesta terça-feira (11), um acordo de cooperação para o desenvolvimento de linhas de financiamento para Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, com facilidade de acesso e taxas reduzidas. O acordo foi firmado durante reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, liderada pelo deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).

De acordo com o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a assinatura do termo é um enorme passo em direção à retomada e a garantia do funcionamento do micro e pequeno empreendedorismo no Brasil. “Com essa parceria, certamente vamos contribuir para que essas empresas cresçam e gerem emprego e renda em seus municípios, Brasil afora. Estamos muito felizes em assumir esse compromisso com a Caixa e por podermos, mais uma vez, fazer a diferença na vida de quem empreende no nosso País”, afirmou.

A parceria vai atender ainda aos projetos desenvolvidos pela Confederação, como o AL-Invest Verde, o Desenvolve Mulher Empreendedora e o Empreender. Nesse sentido, será disponibilizado crédito para ações como o fomento ao empreendedorismo feminino, a instalação de células fotovoltaicas ou a modernização do parque industrial das empresas.

A partir da assinatura do termo, empresas filiadas às Associações Comerciais de todo o Brasil terão acesso a linhas de financiamento com redução de até 33% das taxas praticadas no balcão. Em alguns casos, as taxas chegam a apenas 1,21% ao mês, o que, segundo a presidente da Caixa, Rita Serrano, é a menor alíquota dos cinco maiores bancos do país.

“Com este acordo, a Caixa cumpre sua missão de investir no empreendedorismo e nas micro e pequenas empresas, que são as geradoras de emprego no País. A tendência é ampliarmos muito o leque da Caixa, oferecendo condições especiais para que esses empreendedoras sigam gerando emprego e renda, além de desenvolverem seus negócios”, destacou Rita.

Além das linhas de financiamento, as empresas ligadas ao Sistema CACB também contarão com atendimento exclusivo e acesso a uma gama de serviços, como cheque especial e cartão de crédito.

Os recursos estarão disponíveis de forma gradual, conforme a CACB atualize o cadastro de empresas filiadas junto à Caixa.

O recém-eleito presidente do Sebrae, Décio Lima, participou da reunião, a convite da Confederação. Ele falou da satisfação de assumir o cargo e da luta em defesa da micro e da pequena empresa no país. O deputado Marco Bertaiolli, também vice-presidente Administrativo da CACB, o convidou para fazer uma exposição sobre o Sebrae em uma próxima reunião da FPE.

Além do presidente, pela CACB também participaram o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso Maciel; o superintendente, Carlos Rezende; o superintendente Administrativo-Financeiro, Claudio Queiroz; e o presidente da Federação de Santa Catarina, Sergio Alves.

Créditos: Portal CACB