A Aciub convidou a consultora em gestão empresarial e fundadora/sócia da Trust Mentoring e presidente do Aciub Mulher, Tomaídes Rosa, e o vice-presidente da associação, Humberto Pereira Carneiro para participarem de uma transmissão ao vivo onde esclareceram dúvidas sobre gestão de fluxo de caixa e linhas de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia causada pelo Coronavírus.
⠀
👉 Veja alguns dos assuntos tratados na live:
⠀
🔹Fluxo de caixa: os empresários que, por algum motivo, não possuem reservas, vão precisar usar a criatividade para conseguir dinheiro, nesse momento vale vender estoque, usar a internet a seu favor, buscar ajuda e apelar para o bem coletivo.
⠀
🔹Não entra receita: um dos maiores problemas é que as contas não deixam de chegar, nesse caso o melhor a fazer é renegociar, ligar para os credores antes que cobrem e avaliarem juntos a melhor forma de negociar. Antecipe-se para evitar ficar inadimplente.
⠀
🔹Antecipar recebíveis: Uma alternativa é anteceder algum dinheiro que só viria no futuro. Para isso o empresário pode oferecer descontos, é preferível perder um pouco a perder tudo.
⠀
🔹Fazer caixa: Outra forma de fazer dinheiro de forma emergencial é se desfazer de equipamentos sobressalentes. Além de serem ineficientes, geram custos com manutenção. Esse é o momento de se desfazer deles.
⠀
🔹Boletos: O ideal é fazer com que as contas caibam no bolso, se for preciso parcele boletos, renegocie. O indicado é não atrasar sem avisar o credor e, claro, #nãodecalote.
⠀
🔹Desconto: Esse é o momento de o empresário dar descontos, muitas pessoas vão reduzir as compras, cortar algumas coisas, mas não tudo. É hora de incentivar o consumo com bons descontos, assim o empresário não lucra muito, mas evita de fechar as portas.
⠀
⠀
Outras perguntas que não foram discutidas virão à tona em outras lives.👊
🌐 Acompanhe a Aciub nas redes sociais e participe de nossas lives.
Nota de pesar – Celson Martins do Nascimento
É com profundo pesar que informamos que faleceu na noite desta segunda-feira – 23/12, em São Paulo, o ex-presidente da Aciub, Celson Martins Borges, que esteve à frente da