Atuação parlamentar e representatividade foi a pauta da reunião semanal da diretoria da Aciub, na última segunda (28). O presidente da Associação, Paulo Romes Junqueira, e os diretores da entidade, receberam virtualmente o deputado federal Franco Cartafina, para debater o tema. Durante a reunião, um momento importante foi a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Uberlândia, entregue à Aciub, pelo vereador Antônio Augusto (Queijinho), representante do órgão legislativo na ocasião, por suas ações em prol do empresariado. Paulo Romes destacou a parceria do vereador com a classe empresarial de Uberlândia, e também o esforço e dedicação de todos os colaboradores e diretores da Aciub no trabalho diário de luta pelos interesses e necessidades dos empreendedores da cidade, que garantiu o recebimento da comenda.
A entrega da 2ª fase da Reforma Tributária ao Congresso Nacional, e o aumento dos impostos sobre os rendimentos do capital, os chamados impostos de dividendos, foram dois pontos de destaque no bate-papo da noite. O deputado federal Franco Cartafina iniciou ressaltando a importância da política como uma ferramenta de mudança social e que consegue transformar a sociedade. Cartafina comentou sua vivência na atuação parlamentar trabalhando assuntos importantes, como a reforma tributária, e também a influência da pandemia neste exercício. “É um momento político muito antagônico e de pressões bem polarizadas. Apesar disso, conseguimos vencer algumas pautas e há outras que serão vistas no próximo ano. As reformas por exemplo, avançam à passos lentos”, pontuou o deputado.
Ao final da reunião, o presidente da Aciub, relembrou que duas versões da reforma tributária que estão em percurso, uma já está sob análise do Senado Federal e outra sob estudo da Câmara dos Deputados. O ponto de destaque de Paulo Romes, foi o que é fundamental na reforma. “Precisamos de duas coisas essenciais: simplificação da forma de recolher os tributos e em outro momento que também diminua a carga tributária, pois uma alta carga com uma baixa oferta de serviço não deixa a conta fechar”, pontuou.