Campanha sobre importância do voto: uma ação da Aciub com o G7
No dia 7 de outubro 147,3 milhões de eleitores estarão aptos a votar para Presidente da República, Senadores, Governador e Deputados. O que não se sabe é qual o percentual deste total deixará de comparecer, abrindo mão de fazer a escolha dos representantes da sociedade para ocupar estes cargos no Poder Executivo e Legislativo. Nas últimas eleições presidenciais, em 2014, o nível de abstenção chegou a 19,4%, o que representou o não comparecimento de 27,7 milhões de brasileiros nas urnas. Entre os que votaram, 3,8%, ou 4,4 milhões, optaram pelo voto branco e 5,8% anularam seus votos para presidente.
Todos estes indicadores superaram os dos anos anteriores, fato que acendeu um sinal de alerta e gerou uma preocupação quanto a consciência dos eleitores sobre a importância do voto. Atentos a este cenário, e pensando em contribuir com o esclarecimento da importância deste momento, o G7 – grupo formado pelas entidades ACIUB, CDL, FIEMG, Sindicato Rural, OAB, Sociedade Médica e Conselho de Veneráveis, criou uma campanha de conscientização sobre a importância do voto.
Foram produzidos três vídeos, em que são destacadas de forma leve e criativa, questões relacionadas a importância do voto. Entre as abordagens está o foco no voto como algo além de uma obrigação, mas um direito do eleitor de dar sua opinião, uma oportunidade de participar da mudança e escolher quem está de acordo com o que se espera para o país. Em outra referência é destacado o fato de que ao deixar de votar o cidadão delega aos outros fazer escolhas para ele, além da questão do compromisso com o Brasil. A importância do voto consciente é o primeiro passo para o eleitor fazer a escolha certa, e isso que a campanha busca ressaltar.