Notícias

Uberlândia Summit 2024: dois dias de conexão, inovação e sustentabilidade

Nos dias 26 e 27 de novembro, aconteceu o Uberlândia Summit 2024, e, claro, a Aciub marcou presença com iniciativas e debates de grande impacto. Com uma programação diversificada, que incluía a Rodada de Negócios, o Pitch Reverso, o Workshop de Descompressão e o Fórum de Economia Circular, o evento ofereceu aos participantes a oportunidade de expandir conhecimentos, criar redes de contatos e explorar práticas empresariais sustentáveis.

Os eventos promovidos pela Aciub no Summit, conectaram empreendedores, startups e grandes empresas, promovendo parcerias estratégicas, soluções inovadoras e oportunidades de crescimento no mercado, reforçando o compromisso da Aciub em capacitar empreendedores e estimular práticas sustentáveis ​​e inovadoras.

Primeiro Dia: Conexões estratégicas e inovações personalizadas

No dia 26 foi realizada a rodada de negócios e o pitch reverso ações que reuniu empresários, promovendo networking e parcerias estratégicas. A atividade contou uma dinâmica de mesas rotativas, onde cada participante teve a oportunidade de apresentar seus produtos, serviços e diferenciais de mercado, enquanto ampliava sua rede de contatos.

Priscila Vieira, empresária recém-filiada à Aciub, expressou entusiasmo por participar da iniciativa logo após sua associação. “É a minha primeira vez participando, e estou achando maravilhoso. Esse evento nos ajuda a adquirir conhecimento, ampliar contatos e fortalecer a economia local.”

Com cinco anos de atuação no setor de gerenciamento de resíduos recicláveis, Priscila destacou que as conexões estabelecidas no evento são fundamentais para o crescimento de sua empresa, especialmente em um mercado de grande relevância.

O Pitch reverso trouxe uma abordagem inovadora ao conectar startups com grandes empresas, que apresentaram desafios estratégicos em áreas como marketing, logística, tecnologia e precificação, enquanto startups propunham soluções personalizadas em reuniões individuais.

Giuliano Coleta, gerente de tecnologia do Grupo Alto Chevrolet, ressaltou o valor estratégico do Pitch Reverso para encontrar soluções personalizadas para os desafios da empresa: “Estamos em expansão e buscando soluções ágeis e customizadas para desafios específicos em áreas como marketing, logística e precificação. As startups da região têm um grande potencial para nos ajudar a desenvolver inovações com agilidade e custos adequados.”

O empreendedor Denis Santos, sócio-proprietário da WebRota, que atua há 12 anos no mercado, destacou a importância de visibilidade e networking proporcionados pelo evento: “Momentos como estes são essenciais para trocar experiências e mostrar como podemos resolver desafios reais. Além disso, é uma oportunidade de ser visto, porque quem não é visto, não é lembrado.”

Segundo Dia: Bem-estar e sustentabilidade em foco

Na quarta-feira, 27 de novembro, a programação da Aciub no Uberlândia Summit foi o Workshop de Descompressão e Fórum de Economia Circular, equilibrou práticas de bem-estar e debates sobre sustentabilidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico responsável.

Com foco no equilíbrio emocional e nas habilidades socioemocionais, o workshop de Descompressão propôs uma pausa reflexiva para os participantes, destacando a importância do bem-estar na construção de negócios de sucesso.

Com atividades de dinâmicas interativas para a troca de experiência e ferramentas práticas para cultivar um futuro mais saudável e produtivo, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

E o fórum trouxe à tona a urgência de adotar práticas sustentáveis no mundo corporativo, abordando tópicos como incentivos para práticas circulares e redução de impacto ambiental, dificuldades de custo e infraestrutura enfrentadas pelas empresas e inspiração de empresas que implementaram a economia circular.

Uma das participantes do fórum, Ângela Cristina, destacou a relevância do tema, mas ressaltou que ainda há um longo caminho a percorrer. “Esse é um evento muito importante, mas a gente observa que muito tem que ser feito ainda. No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado. É preciso encontrar formas mais inteligentes de abrir esse caminho”.

As palestras da Aciub durante o Uberlândia Summit 2024 reafirmou o papel como promotora de inovações estratégicas e do desenvolvimento econômico e sustentável.  

Os eventos não apenas estreitaram laços entre empresários, empresas e startups, mas também fortaleceram o ecossistema de inovação local, contribuindo para o crescimento sustentável e a competitividade da região.

Com eventos como este, Uberlândia se consolida como um polo de inovação e colaboração, atraindo empresas e startups em busca de crescimento e impacto positivo. O sucesso das iniciativas da Aciub demonstra o poder transformador de uma visão estratégica e comprometida com o desenvolvimento local.

Fotos/Crédito: Luciana Santos

Continue lendo