De acordo com a nova edição do Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros (IPC Maps), divulgado na terça-feira (24/05) pela IPC Marketing Editora, Uberlândia é a 22ª cidade do Brasil em potencial de consumo. O município subiu uma posição em relação a 2021 (quando ficou em 23º lugar), e por isso ficou à frente de 13 capitais, como Natal, Florianópolis, João Pessoa e Cuiabá.
Em relação à Minas Gerais, o mercado uberlandense fica em segundo lugar e 4º no interior do país. O estudo também apontou que a projeção para Uberlândia na aquisição de produtos e serviços, como mobiliário, eletrodomésticos e alimentação, é de R$ 26,481 bilhões. Em comparação, no ano anterior, este número foi de R$ 22,296, um crescimento de 18,77%.
O potencial de consumo da cidade em números
– Setor de habitação lidera a lista dos cinco principais produtos de consumo, com investimentos na casa dos R$ 5,8 bilhões por parte da população. Outros itens são: veículo próprio (R$ 3,1 bilhões), alimentação a domicílio (R$ 2,2 bilhões), alimentação fora do domicílio (R$1,5 bilhão) e materiais para construção (R$ 1,09 bilhão);
– Sobre as empresas atuantes na cidade: serviços (60,5%), comércio (21,9%), indústria (16,9%) e agribusiness (0,6%);
– O consumo per capita da população está estimado em R$ 37.774,14 por ano nos residentes da área urbana, e de R$ 16.629,76 para aqueles que moram no setor rural;
– Em geral, as classes socioeconômicas B e C são as principais consumidoras, concentrando, respectivamente, 39% e 37% de todo o potencial de consumo uberlandense.
Com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Uberlândia