Al-Invest, Notícias

Tendências em ESG que ganham força em 2024

Há cada ano que se passa a chamada agenda ESG ganha cada vez mais força e espaço no mercado e nas empresas. De forma geral, são boas práticas que podem ser adotadas por empreendedores – independentemente do tamanho e setor de sua empresa – relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança. Em 2024, algumas destas ações e assuntos ganham ainda mais força e apontam como tendência.

Para não ficar para trás é preciso que os donos de negócios fiquem atentos ao que será destaque neste ano e tracem ações e práticas para irem ao encontro destas tendências, colaborando para um futuro melhor. Mas, um ponto importante: não se trata apenas de apoiar ideias e pautas sustentáveis, pois ter uma agenda ESG é necessário também para manter a empresa crescendo e lucrando. Isso porque, segundo um estudo da Kantar, 56% da população deixa de consumir os produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade ou que têm práticas vistas como nocivas ao meio ambiente e à sociedade.

Mas, o que aponta como tendência em ESG para este ano? Listamos alguns temas que devem estar em alta nos próximos meses. Confira:

Crise Climática

O termo pode assustar, mas quando falamos em combater a crise climática, pequenas atitudes já fazem a diferença. Mas o que mudará é que as pessoas começarão a cobrar cada vez mais por ações concretas e efetivas.

Economia Circular

Uma prática que colabora com a solução da atual crise climática é a chamada economia circular, e a tendência é que cada vez mais empresas a adotem. De forma geral, o conceito engloba produtos e materiais reutilizados, reciclados ou reaproveitados.

Finanças

Os investidores de pequenas ou grandes empresas estão de olho em oportunidades com negócios que se alinhem aos valores ESG. Desta forma, devem surgir mais investidores com esta características, além de linhas de crédito destinadas a projetos sustentáveis.

No Brasil, especialmente, a agenda deve ganhar ainda mais força em 2024, isso porque o país sedia no próximo ano (2025), a COP 30 –  a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30) – em Belém (PA).

Este conteúdo conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde.