Al-Invest, Notícias

Sustentabilidade impulsiona lucros e competitividade de empresas

Se engana o empreendedor que pensa que ao investir em sustentabilidade estará apenas ajudando o meio ambiente. Hoje, este é um pilar fundamental também para aumentar os lucros da empresa e aumentar a competitividade no mercado.

Uma pesquisa da SAP Brasil, empresa de aplicações de software empresarial, apontou que 53,8% dos líderes empresariais acreditam na correlação positiva entre sustentabilidade e lucratividade. Outro número relevante é que 60,8% dos empresários brasileiros associam a sustentabilidade com a capacidade de competir e conquistar mercado.

Esses números nos dão uma resposta: os empreendedores brasileiros estão alinhados com as tendências. Isso porque, tanto investidores quanto consumidores – que são fundamentais para o aumento do lucro e da competitividade das empresas – estão cada dia mais olhando para o pilar sustentável dentro dos negócios.

Desta forma, já percebemos a consciência dos empreendedores em investirem cada vez mais em sustentabilidade e cientes de que isso influencia positivamente no lucro e capacidade competitiva. Por isso, elencamos algumas práticas simples que podem ser um começo para aqueles negócios que querem apostar na sustentabilidade. Confira:

1. Reduza o uso de papéis e plásticos
  2. Busque parcerias sustentáveis
  3. Fale sobre sustentabilidade em seus canais de comunicação e as ações que desenvolve
  4. Se capacite sobre o tema
  5. Recicle o que for possível

Se você é dono de uma micro ou pequena empresa e quer ficar por dentro de temas e tendências sustentáveis, especialmente sobre economia circular e como fazer uma transição para uma economia de baixo carbono, precisa ficar por dentro do projeto da Aciub Al-Invest Verde, ‘Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro’. E para saber mais sobre essa iniciativa e como participar das ações é só entrar em contato com (34) 99780-2415!

Este conteúdo conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde.