Pacto pela Alfabetização em Uberlândia: Aciub participa da apresentação dos resultados na Prefeitura

Na última quinta-feira (08/12), Uberlândia celebrou um marco significativo na educação pública com o lançamento dos resultados do programa “Pacto pela Alfabetização”. A iniciativa envolveu turmas de 1º e 2º ano da rede pública municipal em ações de alfabetização e formação educacional.

Compondo a mesa de autoridades, estavam o presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, e o ex-presidente da Aciub e presidente do G7, Fábio Pergher. Também estiveram presentes na solenidade o ex-presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, e o diretor Felipe Calixto. O evento também contou com a participação de diversas autoridades políticas, como o prefeito Odelmo Leão, a deputada federal Ana Paula Leão, e o presidente da câmara municipal, vereador Zezinho Mendonça.

Os dados apresentados revelaram grandes melhorias nos índices de alfabetização em português e matemática para crianças da rede pública. O programa, implementado com o objetivo de elevar o nível educacional e proporcionar melhores oportunidades de aprendizado para os jovens estudantes, alcançou resultados excepcionais desde sua implementação. Os números apresentados durante o evento de lançamento indicaram um aumento significativo nos índices de alfabetização, destacando o compromisso da cidade em investir no futuro de suas crianças.

Confira alguns dados:

• No geral, 69% dos estudantes do primeiro ano alcançaram resultados satisfatórios, superando os 56% obtidos em 2022;
  • No segundo ano, o número também aumentou de 73% para 74%;
  • O projeto envolveu 5039 alunos de 1º ano, e mais 5562 de 2º ano.

A Aciub é apoiadora do projeto Pacto pela Alfabetização, realizado pelos Institutos Projeto de Vida e Raiar, desde a gestão do ex-presidente Paulo Romes Junqueira. Na época o projeto estava sendo idealizado e foi acolhido pela Aciub e então colocado em prática, alcançando resultados positivos já em seu primeiro ano de atuação. Sua participação ativa na iniciativa demonstra o comprometimento do setor privado em contribuir para a melhoria da educação na região.

O presidente Fábio Túlio Felippe falou sobre o projeto destacando que “É um trabalho que foi feito e que está dando excelentes frutos e que irá reverberar muito forte. Essas crianças sem alfabetização tinham um futuro muito limitado pela frente. Esses números que vimos de dois anos atrás causariam um impacto horrível para nosso país. Mas por conta de todo o apoio que o projeto recebeu de toda a sociedade uberlandense. E quero dizer aqui, em nome da Aciub, que nós estamos juntos para ajudar a sociedade a ser cada vez melhor”, afirmou. O comprometimento da Aciub não apenas reforça a importância da responsabilidade social empresarial, mas também ressalta a necessidade de parcerias entre organizações públicas e privadas para impulsionar positivamente a educação nas comunidades.

O prefeito Odelmo Leão também falou sobre as estratégias adotadas pelo projeto, destacando o impacto positivo que programas educacionais bem-sucedidos podem ter na formação de cidadãos mais capacitados e no desenvolvimento sustentável da cidade. Os resultados apresentados são uma prova do poder transformador da educação e da colaboração entre diferentes esferas da sociedade. Ele disse: “Temos que lembrar também da importância das verdadeiras autoridades da cidade nesse processo: as professoras, professores, diretores, colaboradores e estudantes. Parabéns pelo projeto, ele só flui por vocês estarem lá”, afirmou.

Uberlândia celebra esses resultados, com a esperança de que o sucesso do Pacto pela Alfabetização inspire outras comunidades a investir de maneira semelhante em programas educacionais inovadores. A cidade demonstra que, quando a educação se torna uma prioridade coletiva, o potencial de crescimento e progresso também aumenta. Como afirma a Deputada Ana Paula Junqueira Leão: “Com a apresentação fantástica dos resultados desse segundo ano do Pacto pela Alfabetização a gente fica muito feliz, pois sabe que mais uma vez Uberlândia sai na frente”, concluiu.