Notícias Empreender

Núcleo de Recicladores da Aciub discute projeto ‘Revira Volta’ da Ancat

No dia 18 de março, a representante da Associação Nacional dos catadores e catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat, Ângela Oliveira, esteve em Uberlândia para apresentar o projeto Revira Volta aos presidentes das seis associações de recicladores de Uberlândia, membros do Núcleo de Recicladores da Aciub.

Participaram Leônidas de Souza, da Associação dos recicladores Boa Esperança – ARBE, João Batista Passos, da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos – ARCA, Adriana Honório, da Associação dos recicladores e catadores de Uberlândia – ACRU, Marcos Dozinete, da Cooperatica de recicladores de Uberlândia – CORU, Cleomildo Martins dos Santos, da Associação de coletores de plástico, Pet, PVC e outros matérias recicláveis – ACOPPMAR, e Roosevelt Martins dos Santos, da Associação dos catadores e recicladores do bairro Taiaman. Todos eles se interessaram pelo projeto, nesta reunião já se inscreveram para participar.

O Projeto Revira Volta, desenvolvido pela ANCAT, tem como finalidade avançar na construção de estratégias de inserção dos catadores de materiais recicláveis nas oportunidades geradas pela política nacional de resíduos sólidos, seja na sua dimensão relacionada aos serviços públicos de coleta, seja naquilo que estabelece enquanto obrigação do setor privado.

Durante a reunião, foi destacada a importância e o impacto dos trabalhos realizados pelos catadores para o meio ambiente. Estes profissionais são os grandes responsáveis pelos altos índices de reciclagem no país, realizando um serviço de utilidade pública, já que com a coleta do lixo e sua venda para reciclagem, diminuem a quantidade de materiais que, caso fossem descartados, ocupariam espaço em aterros e lixões, aumentando o volume de resíduos e diminuindo a vida útil desses espaços destinados ao descarte.

A ANCAT é formada exclusivamente por Catadores de Materiais Recicláveis e atua diretamente com os trabalhadores organizados em cooperativas e associações, além de contribuir para a organização daqueles que ainda atuam nas ruas e em lixões de todo território nacional. Por meio de projetos, promove atividades de mobilização e encontros entre catadores e catadoras de todo o Brasil, atuando nas áreas de promoção social, geração de trabalho e renda, educação popular, capacitação profissional, meio ambiente e direitos humanos, além de apoiar iniciativas de políticas públicas de fomento a economia solidária, gestão sustentável dos resíduos sólidos e inclusão econômica, sempre objetivando fortalecer as cooperativas, associações e redes de catadores em todo o Brasil. Para mais informações sobre o projeto Revira Volta e saber como catadores e empresas podem participar, os telefones de contato são 34 3239-1500 (Osmarina) e 31 99712-0798 (Ângela).

O Núcleo de Recicladores conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).