Nesta semana, o Hemocentro de Uberlândia comunicou a suspensão do fornecimento de sangue para cirurgias eletivas devido aos baixos estoques. O estado mais crítico é do sangue O+, mas a instituições reforça que todos as tipagens são necessárias! A medida foi tomada para garantir a disponibilidade de sangue para casos de urgência e emergência, priorizando a segurança dos pacientes.
Devido aos baixos estoques, o Hemocentro reforça a importância da solidariedade e convida a comunidade hábil a fazer sua doação, apoiar a causa, e garantir o pleno funcionamento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e do Hospital Municipal, que são diretamente afetados por essa suspensão.
Uma doação pode salvar até quatro vidas, e o Hemocentro reforça que o agendamento prévio garante que a doação seja feita de forma rápida, organizada e prática. Para agendar, basta clicar em Agendamento online, ou ainda por meio do aplicativo MG APP, que pode ser baixado nas plataformas digitais.
O Hemocentro em Uberlândia fica localizado na avenida Levino de Souza, 1845 – Bairro: Umuarama
Para ser doador é necessário atender à alguns critérios básicos, confira:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
- Para os menores de idade é necessário da autorização de um responsável;
- Em virtude da pandemia, o candidato que apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.