Aciub Jovem, Notícias

Futuro do trabalho: novos contextos, profissões e habilidades

‘O Futuro do Trabalho e o Trabalho do Futuro’. Dezenas de empreendedores se reuniram na manhã desta terça-feira (02/10) para discutir este tema, tendo como destaque o dilema sobre ‘quanto tempo ainda vamos trabalhar e com o que vamos trabalhar’. Os reflexos da tecnologia e o papel do ser humano foram pontos chave das reflexões deste encontro promovido pelo Aciub Jovem.

Sérgio Schwetter faz explanação sobre o tema na reunião do Aciub Jovem

O convidado para fazer uma apresentação e conduzir as discussões nesta reunião foi o gerente de transformação digital na Up Brasil, Sérgio Schwetter, que logo no início lançou este dilema, mostrando que o digital promove e ainda promoverá dezenas de mudanças na sociedade, mas que o lado humano nunca se perderá.

A evolução da tecnologia e de que forma ela afeta a sociedade foi uma das abordagens usadas para tentar desvendar o dilema proposto, somando-se à evolução do trabalho e mudanças nas atividades desenvolvidas pelas pessoas. A discussão reforçou que o futuro do trabalho passará por transformações e que novas formas de atuação surgem a todo instante, como já acontece. “O futuro já é hoje e temos que estar atentos e nos adequar. Cada vez mais temos que nos conectar e pensar sobre novas profissões, nos preparar diante de novos contextos, profissões e habilidades”, destacou Sérgio Schwetter.

Sobre o que é inovação, ele sintetiza de forma simplificada ao afirmar que é o que reduz o esforço do cliente, e aproveitando este gancho deixa uma dica para quem quer empreender. “O foco está no ser humano. Se é algo que resolve o problema real, empodera ele e ajuda a ser melhor, não tenha dúvida que irá empreender bem e com sucesso’, concluiu.

Quem é Sérgio Schwetter:

Com mais de 28 anos de experiência corporativa em empresas de grande porte, Sérgio Schwetter é reconhecido pelo Hub de Inovação Cubo de São Paulo como ‘Corporate Ninja’, que é aquele que conecta as startups às grandes corporações. Graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Comunicação e Marketing e mestrando em Empreendedorismo e Inovação na UFU, é mentor de diversas startups, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia – Coden Uberlândia 2100 e do Uber Hub, além de facilitador de várias metodologias de ideação, inovação e design, coordenador do curso de pós-graduação de Big Data na PUC Minas.

Participe do Aciub Jovem:

As atividades do Aciub Jovem contam com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Interessados em conhecer e participar do Aciub Jovem devem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br.