Notícias Empreender

Fortalecimento da gastronomia local é debatido durante evento na Aciub

Os desafios e perspectivas para a inserção de Uberlândia na rota gastronômica nacional foram tema de um debate promovido pelo Núcleo de Bares e Restaurantes – Udifoods, do Programa Empreender da Aciub. Empresários, representantes do poder público, de entidades e pessoas interessadas pelo desenvolvimento da gastronomia local participaram da mesa redonda, que aconteceu na última terça-feira (27), na sede da Aciub.

Participaram da mesa o coordenador de atendimento a MPE e MEI na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Adélio Braz Tinoco Júnior, o engenheiro agrônomo da assessoria de projetos da Secretaria Municipal de Agricultura, Geraldo Silvio, o superintendente regional do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerias (Sindtur), Cláudio Fernandes, o presidente do Uberlândia Convention and Visitors Bureau (UCVB), Pedro Paulo Schwindt, a coordenadora do curso de Nutrição da Unitri, Regina Helena Cappeloza Morsoletto, e a empresária representante do Núcleo Udifoods, Evelyn Tanache Rodrigues.

Dentre as sugestões apontadas no evento está a criação de uma identidade culinária para a cidade, que valorize produtos locais e possa se tornar uma característica única do município. A blogueira de gastronomia, Érica Beranger, esteve presente e destacou a importância desta identidade culinária. “Se olharmos para as características regionais e essas questões que foram levantadas durante o evento da valorização da própria galinha caipira, por exemplo, mas não só das questões de Minas Gerais ou caipiras em si, mas olhar e buscar a identidade da cidade, pois hoje uma das coisas mais complicadas de Uberlândia é que não existe uma identidade culinária. No momento que se passa a discutir como valorizar a regionalidade e a partir de então vai ter que se buscar essa identidade ai sim a gente pode começar a pensar em dar passos maiores”, ressaltou Érica Beranger.

Para a empresária e representante do Udifoods, Evelyn Rodrigues, o evento foi essencial para reforçar parcerias e compartilhar ideias. “Todos nós estamos com a cabeça borbulhando de ideias, querendo fechar parcerias e novos negócios, este era o nosso objetivo, ser parceiro e gerar negócios. Não tem como a gente crescer nem desenvolver nenhum projeto se não tivermos o apoio dessas entidades que estivem conosco neste debate. Precisamos do apoio e da experiência delas para que possamos crescer e nos desenvolver juntos”, destacou a empresária.

A proposta do Núcleo agora é desenvolver projetos e propostas baseados nas ideias debatidas durante o evento, realizando encontros com as entidades parceiras e buscando concretizar a inserção de Uberlândia no cenário gastronômico nacional.

O evento contou com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).