Na reunião da diretoria da Aciub, no dia 12 de julho, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor e esclarecer dúvidas sobre a realização de auditorias, que são as análises sistemáticas das atividades desenvolvidas em determinado negócio, em empresas de médio porte e familiares.
O convidado para dar abertura à reunião foi o professor associado da Fundação Dom Cabral, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, João Pedro Leite Oliveira, que falou sobre o objetivo do bate-papo. “É interessante para entender o quão importante e valioso isso pode ser para o empresário, que pode passar a conhecer melhor o seu próprio negócio, os seus riscos e também suas oportunidades”, pontuou.
O professor universitário e pós-graduado em controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Valentini, foi convidado para falar sobre o tema e iniciou a exposição explicando sobre a importância da auditoria contábil, fiscal e financeira, pensando na saúde financeira das companhias. “Não são só empresas grandes que precisam de auditoria, ela coloca na mesa as oportunidades e deficiências da sua empresa, isso inclusive pode te ‘armar’ em discussões com investidores, fornecedores, clientes e bancos, por exemplo. ”
Além disso, Marcelo destacou outros pontos positivos de se adotar a prática de auditoria em empresas, como a melhoria da governança, apoio na tomada de decisões com base em dados completos e identificação de oportunidades.
Por fim, o professor reforçou que essas análises sistemáticas podem abrir portas para que fundos de investimentos “olhem” para o empreendimento e que, em caso da efetivação da aplicação de dinheiro, a empresa não pagaria taxas que precisaria caso não fosse auditada. Após isso, os convidados puderam esclarecer diversas dúvidas sobre o tema, como o que o pequeno empresário precisa antes de entrar em um processo de auditoria, e segundo Marcelo Valentini, um dos pontos importantes é ter listado todos os pagamentos que deverão ser feitos nos próximos meses, além da conscientização do controle financeiro.