Entenda como funcionam os golpes de WhatsApp e como se prevenir

Você já recebeu uma mensagem suspeita de um amigo pedindo dinheiro, mas falando de um jeito diferente do habitual? Já te ligaram ou enviaram mensagem pedindo um código de confirmação? Se essas situações ainda não aconteceram com você, provavelmente conhece alguém que já passou por esse golpe do WhatsApp.

Nesta semana, o 32° Batalhão da Polícia Militar, da 9ª Região da PM, disponibilizou um manual para identificar um possível golpe de WhatsApp e quais medidas a população pode adotar para se precaver de possíveis golpistas. Veja as dicas para se prevenir:

Como os golpes funcionam

Após conseguir o seu número de telefone em sites de anúncio ou em bancos de dados de vazamento, os golpistas entram em contato pedindo a confirmação, por WhatsApp ou por telefone, de um número de verificação que será enviado via SMS. Contudo, o que muitos não percebem é que esse é o código de autenticação do próprio aplicativo, e acabam passando para os criminosos. Com essa chave de acesso, golpistas conectam sua conta a um novo celular e te desconectam do seu WhatsApp. A partir daí, conseguem utilizar o aplicativo como se fosse você, e normalmente fazem isso para pedir dinheiro à sua lista de contatos em seu nome, mas passando as informações bancárias deles.

O que fazer para identificar o golpe

O primeiro passo é desconfiar. Caso entrem em contato para resolver um problema de um anúncio on line, por exemplo, fale diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)  da empresa, por telefone ou e-mail, para checar se aquele contato é verdadeiro. Além disso, empresas como OLX, Mercado Livre, WebMotors, entre outras pelas quais os golpistas se passam, não costumam fazer ligações pedindo códigos de confirmação para que o anúncio seja aprovado.

Como saber se a conta de um amigo foi clonado

Tenha em mente que golpistas podem ter acesso ao WhatsApp de conhecidos, se passando por eles. Para ter certeza que não está caindo em um golpe, peça para a pessoa te responder por áudio ou te ligar, faça perguntas como qual é o apelido dela, caso tenha, ou ainda pergunte o nome dos avós, pais, tios, enfim, faça perguntas que somente o seu verdadeiro amigo saberia lhe responder. Se a pessoa não responder, e ainda estiver desconfiado, ligue para ela, não pelo aplicativo, mas por ligação normal, para confirmar e avisar a possível vítima. Fique atento também para não compartilhar dados pessoais com o golpista, como códigos, ou mesmo fazer transferências sem confirmar a identidade da pessoa.

Exemplo de abordagem realizada por golpistas

O que fazer caso tenha o WhatsApp clonado

Se caiu na armadilha, primeiramente avise seus amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para alertá-los. Dessa maneira, poderá evitar que transações financeiras sejam feitas para a conta dos golpistas. Em seguida, tente recuperar sua conta. Como o mais comum é aplicarem o golpe utilizando um celular, você poderá desconectar os criminosos entrando novamente no aplicativo com seu número de telefone e confirmando, somente no Whatsapp, o novo código enviado. Ao digitá-lo, quem estiver usando sua conta será desconectado automaticamente.

Caso os criminosos tenham ativado a “confirmação em duas etapas”, eles serão desconectados, mas a sua conta só poderá ser acessada por você após sete dias. Se você suspeitar que eles estejam utilizando o Whatsapp Web, extensão para utilizar o aplicativo no computador, desconecte-os realizando o seguinte processo: Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores.

Como proceder caso tenha realizado uma transferência

Se enviou um valor achando que era um familiar ou conhecido, comunique a pessoa que sofreu o golpe assim que possível. Tire prints da conversa, reúna documentos de comprovantes de pagamento e faça um Boletim de Ocorrência. Além disso, entre em contato com o seu gerente e informe o ocorrido, a fim de verificar a possibilidade de cancelamento da transação e ainda pedir a suspensão da conta de destino, evitando futuras fraudes.

Como se prevenir para não cair em golpes

Um recurso indispensável para sua proteção é a confirmação em duas etapas, disponibilizada pelo próprio WhatsApp. Com ela ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp. Para ativá-la, entre em Configurações/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Em seguida, defina uma senha e digite seu e-mail. Com isso, ainda que os golpistas consigam o código de ativação do WhatsApp, serão barrados por desconhecerem o PIN do usuário.

As grandes empresas de compra e venda na internet não costumam manter contato com o cliente através de aplicativos de mensagens, portanto sempre desconfie. Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que possuam links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link.

Dê preferência aos sites conhecidos e sempre verifique a reputação de sites não conhecidos, verificando os comentários de clientes que já utilizaram as plataformas. Nunca utilize um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar dados bancários. Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado.