Encontro da Federaminas na Aciub reúne representantes de 12 Associações Comerciais da região

Na última quinta-feira (03/08) representantes de associações comerciais de diversas cidades do Triângulo Mineiro se reuniram na sede da Aciub para a reunião da Federaminas, Regional Triângulo. No encontro foram discutidos temas relacionados ao empreendedorismo, associativismo e projetos em desenvolvimento. A reunião teve como foco principal fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre presidentes e representantes das associações do Triângulo, visando fortalecer as atuações das instituições na região.

Quem recebeu os outros líderes de AC’s e representou a Aciub foi o presidente Fábio Túlio Felippe. Dentre as 12 associações presentes no evento estavam as de Ituiutaba, Santa Vitória, Prata, Sacramento, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Tupaciguara, e outras. A Federaminas também foi representada pelo gestor de relacionamento e articulação, Manoel Ignácio.

Confira o que foi debatido na reunião

No evento, os participantes compartilharam os desafios que enfrentam no dia a dia, como ações para aumentar o número de associados e melhorar a representatividade da classe empresarial em suas respectivas cidades. A busca por soluções conjuntas e a cooperação entre as entidades foram enfatizadas como estratégias para ampliar ainda mais o trabalho das AC’s.

O encontro também foi uma oportunidade para a troca de ideias e perspectivas, fortalecendo os laços entre as diferentes cidades do Triângulo Mineiro. O compartilhamento de experiências e a colaboração mútua foram destacadas como elementos essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, por isso as atividades do programa Empreender da Aciub foram apresentadas como um case de sucesso a ser implementado em outras associações. O presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, abordou um pouco sobre a importância da atuação do Programa.“Estamos na era da competição, o Empreender proporciona que as empresas se juntem para conseguir negociar melhor, aprender com os erros uns dos outros, e encontrar soluções para problemas em comum”.

Al-Invest Verde foi uma das pautas do encontro

A gestora de projetos da Aciub, Janayne Nunes, apresentou o projeto “Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro”, que tem o intuito de promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. A iniciativa da Aciub foi aprovada na última convocatória do Al-Invest Verde, programa da União Europeia para desenvolvimento de micro e pequenas empresas na América Latina. Quer saber mais sobre esse projeto? É só clicar aqui!

Papre Empresarial e Reforma Tributária

O Papre Empresarial, uma parceria entre a Federaminas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), também foi apresentado. Esse projeto visa conciliar demandas empresariais antes de se tornarem processos judiciais. No final da reunião, Silvio Vilarinho, diretor da Federaminas, fez um panorama sobre a aprovação da Reforma Tributária e seus impactos para as micro e pequenas empresas, além de informar sobre as questões debatidas pela comissão de assuntos tributários da Federaminas.

O encontro na sede da Aciub proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre as associações comerciais, reforçando o espírito colaborativo e empreendedor da região. A expectativa é que as discussões e propostas apresentadas durante o evento se concretizem em ações efetivas que contribuam para o crescimento econômico e o fortalecimento do associativismo no Triângulo Mineiro.