Dia da Micro e Pequena Empresa: empreendedores que fazem a diferença

05 de outubro é considerado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, data que nos convida a reconhecer a importância desses empreendimentos para a economia brasileira. As micro e pequenas empresas desempenham um papel fundamental na geração de empregos, no crescimento econômico e na promoção da inovação em nosso país. Por isso, e principalmente pelo trabalho em prol do desenvolvimento do país, a Aciub parabeniza os empreendedores desse setor, que inclusive representam cerca de 91% dos associados da entidade.

As micro e pequenas empresas são parte fundamental do motor da economia brasileira. Elas representam mais de 99% do total de empresas no país, gerando cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando aproximadamente 55% da força de trabalho. Essas estatísticas destacam a importância das pequenas empresas como um pilar essencial da economia brasileira.

O crescimento desses empreendimentos ao longo dos ano, tem muito haver também com a resiliência demonstrada pelos líderes.Em momentos de crise, os empreendedores e consequentemente seus negócios, conseguem encontrar maneiras criativas de se adaptar e inovar, e essa agilidade e a capacidade de resposta são notáveis e têm um impacto significativo na sustentação econômica do país.

Apesar do sucesso das micro e pequenas empresas, elas também enfrentam desafios significativos, incluindo o acesso ao crédito, a burocracia, a concorrência e muitas vezes a falta de capacitação. Por isso, a Aciub tem trabalhado para fomentar o setor dos pequenos negócios em Uberlândia por meio de programas como o Empreender,o AL-Invest Verde, produtos e serviços como o Aciub Estágios, Locação de Salas, e de programas de financiamento facilitado em parceria com a Caixa, dentre outros.

Confira algumas curiosidades sobre Micro e Pequenas Empresas no Brasil:

1. Setores Diversificados: As micro e pequenas empresas estão presentes na grande maioria dos setores, desde comércio e serviços até manufatura e tecnologia.

2. Empreendedorismo Feminino: O Brasil tem visto um aumento significativo no empreendedorismo feminino, sendo muitas destas mulheres lideram micro e pequenas empresas.

3. Contribuição para a Inovação: Muitas startups de sucesso, por exemplo, começaram como micro ou pequenas empresas, destacando a importância desses empreendimentos na promoção da inovação. Além disso, outras big players do mercado também começaram como pequenos negócios.

4. Exportação: Algumas micro e pequenas empresas brasileiras têm conquistado mercados internacionais, demonstrando a qualidade dos produtos e serviços produzidos no país.

Hoje, celebramos as micro e pequenas empresas que desempenham um papel vital em nossa economia. Elas são a base da inovação, da criação de empregos e do crescimento econômico no Brasil. É fundamental apoiar e valorizar esses empreendimentos, reconhecendo o esforço e a dedicação de todos aqueles que ousam sonhar e empreender.