Empreendedores que fazem parte do Conselho Superior de Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), se reuniram na última segunda-feira (31). Durante a reunião o economista José Roberto Mendonça de Barros, fez uma apresentação e defendeu que as cadeias de recursos naturais, incluindo a indústria extrativa mineral e o agronegócio, sejam vistas como prioridade, por sua capacidade de ser o motor do crescimento brasileiro.
O vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, é conselheiro do Cosag e participou do encontro realizado na sede da Fiesp. “Tivemos uma reunião muito proveitosa. Foram discutidas questões relacionadas à agropecuária de precisão, que tem gerado grande produtividade para o setor. Essa tecnologia de precisão tem que ser divulgada e levada para os pequenos produtores. O mercado da agropecuária como um todo tem demonstrado um crescimento expressivo em médio prazo e isso é muito importante para o desenvolvimento econômico do País”, destacou Sérgio Tannus.
A reunião do Cosag foi conduzida pelo presidente, Jacyr Costa, e contou também com a participação do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cleber Soares. O diretor-executivo explicou que seu departamento pretende que haja promoção da renda para o produtor rural de qualquer porte.
De acordo com Cleber Soares, o grande desafio de agregar valor aos produtos agrícolas passa pelo processo de adoção da tecnologia e a solução passa pela passa pela EmbrapaTec, que está focada em cinco temas: Agricultura sistêmica; Gestão de risco; Mapeamento (de logística e até de terroir); Fronteira do conhecimento (por exemplo, edição de genoma); Agregação de valor.