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Confira como foi o evento  do Aciub Jovem sobre vendas online

O mercado do e-commerce no Brasil vem de anos de crescimento constante, com possibilidade de atingir o montante de R$187 bilhões ainda em 2023, e expectativa de um crescimento de 18% ao ano até 2025. Essa alta é uma tendência natural com a digitalização da nossa sociedade, e com o tamanho desse mercado ficando cada vez mais expressivo, a competitividade também aumenta. Assim, já não basta mais apenas criar um anúncio online sem seguir estratégias de marketing e vendas. Por isso, o Aciub Jovem recebeu o estrategista em infoprodutos, Ericson Sobrinho, e o especialista em funis de vendas, Fernando Brasão, em um bate-papo conduzido pelo empresário Leandro Guilherme, do Aciub Jovem.

Ericson e Fernando falaram para a audiência sobre temas como marketing digital, posicionamento de mercado, funis de vendas e a distribuição de conteúdos digitais. Como explica Ericson: “Já vivenciei vários ciclos desse mercado. Antigamente, quando o mercado de infoprodutos se iniciou no Brasil oficialmente, lá pra 2013-2014, qualquer coisa que a gente vendia funcionava, tudo vendia bastante. Mas hoje o mercado é muito sofisticado e difícil e só pessoas profissionais conseguem ter uma consistência”

Ele também explicou que o número de seguidores nas redes já deixou de ser o ponto mais importante para alcançar bons resultados. Segundo Ericson, é muito mais importante que os empreendedores tenham em mente quem é seu cliente ideal, seu público alvo, e foquem em vender para eles, em fazer com que seus produtos atinjam aquelas pessoas de forma eficiente. Então é essencial que os empreendedores pensem a sua comunicação tendo em mente o público ao qual ela é destinada, sem se preocupar em fazer algo que agrade a todo mundo. 

Fernando Brasão continua o raciocínio de Ericson explicando que não são todos os produtos que precisam de uma propaganda massiva, como um anúncio em TV aberta, por exemplo. Ele disse: “Produtos que são utilizados pela maioria das pessoas, como itens de higiene e alimentação básica, se beneficiam desse tipo de propaganda, já que seu público alvo é mais amplo. Mas propagandas assim são muito caras, então vendedores que comercializam produtos com um público alvo mais específico devem preferir investir esse dinheiro em outros pontos de seus negócios, para conseguir chegar ao seu cliente de forma mais eficaz”, afirmou. 

Além disso, mais do que apenas chegar até seu público-alvo, o vendedor precisa saber como apresentar seu produto de forma a gerar no cliente os cinco gatilhos que fazem com que ele veja naquele produto a solução para um problema:

  • Atração: O objetivo dessa fase do funil é produzir conteúdos que despertem o interesse do lead para que ele conheça o seu negócio e descubra que possui ‘um problema’, ‘uma dor” ou perceba uma oportunidade no seu produto.
  • Conversão: O intuito é fazer com que a pessoa preencha um mini cadastro em troca do acesso gratuito do material. Isso contribui para conseguir os dados de contato dos leads e permite dar continuidade à jornada do funil. Construa formulários estratégicos, com perguntas que vão te ajudar a identificar o perfil e as necessidades do lead.
  • Qualificação: O objetivo da qualificação é claro: direcionar para a próxima etapa somente os leads que apresentam chances de fechamento de negócio. Ou seja, os leads “quentes”.
  • Venda: Sabendo dos hábitos e necessidades do seu cliente prospectado é hora de entrar em ação e abordá-lo com diferenciais competitivos a respeito do que você está oferecendo. Para isso, aponte dados precisos, cases de sucesso e razões importantes para ele tomar a decisão.
  • Relacionamento: Assim que o lead virar cliente é importante ter em mente que o relacionamento deve continuar. O contato​ ​pós​-venda ​é essencial para mantê-lo engajado e maximizar as possibilidades dele passar a ser um​ ​influenciador​. Quando​ o cliente ​gosta do que adquiriu​ ​ele tende a​ ​recomendar.
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