Superação, aprendizado e bons relacionamentos marcaram a 5ª turma do curso Challenge Yourself na Aciub. A cerimônia de formatura, realizada na noite da última quinta-feira (19), foi muito animada e contou com um momento especial em que os alunos fizeram a apresentação do ‘Show de Talentos’, que é o 17º e último módulo do curso.
O objetivo do Challenge Yourself é estimular os empreendedores a buscar o diferencial no mercado, melhorar a autoconfiança, criatividade, liderança, eficácia na comunicação e administração do tempo. As aulas do curso são dinâmicas, interativas, divertidas, inspiradoras e estimulantes. São 17 módulos que contam com diversas atividades direcionadas para todas as áreas. O curso é ministrado pela especialista em relações humanas e estratégicas coorporativas, Célia Penatti.
A cerimônia de formatura contou com a presença de familiares e amigos dos alunos, e também do presidente da Aciub, Fábio Pergher, que parabenizou os formandos e falou sobre a importância dessa evolução que alcançaram durante o Challenge Yourself.
Confira a opinião de alguns formandos sobre como foi a experiência vivida durante o Challenge Yourself.
– Janaina Calazans
Cresci muito durante o curso, que pra mim foi fantástico. Eu tinha medos, muitos medos, uma dificuldade muito grande de falar em público, dar entrevistas então, nem se fala. Eu aprendi como começar e terminar reuniões. Foi uma superação, aprendi como lidar com pessoas difíceis, olhar as pessoas de uma forma diferente, ter uma visão diferente da mesma situação que eu vivi antes.
– Ibraim Cury
O que eu aprendi principalmente, no Challenge Yourself, foi ter ousadia, ter mais motivação para as minhas atividades, sair da minha zona de conforto e realmente trabalhar mais meu lado profissional e pessoal, tendo um equilíbrio entre esses dois e também ter um lazer melhor. No lado profissional é ter essa ousadia de investir mais nos meus clientes, no meu trabalho. O autoconhecimento do meu potencial, o que eu posso, até onde que eu posso, eu posso além dos meus limites, que é uma coisa que antes do curso eu tinha esse receio, esse medo de saber até onde eu posso ir. Com o curso eu vi que eu posso ir mais além, com cuidado, humildade e sem prepotência. As regras de relacionamento são super importantes e as regras que nós aprendemos sobre uma reunião eficiente e eficaz, também foram muito importantes. Outra coisa que eu vi é que foi um curso super prático, o que a gente viu na aula no outro dia já estava sendo aplicado na vida pessoal e profissional, então foram todos esses motivos, essas facilidades e esses benefícios que eu vi no curso.
– Edinalda Maria da Silva
O curso Challenge Yourself foi um divisor de águas na minha vida. Foi uma transformação imensurável, porque quando eu cheguei aqui eu não acreditava muito no que eu podia fazer, no que eu podia me transformar e no curso eu fui descobrindo valores e coisas que as vezes não agregavam também pra vida e a Célia conseguiu colocar isso de uma forma muito tranquila e muito fácil de se absorver. Durante o curso acabou se criando uma grande família, com muita amizade, dividimos experiências, histórias fantásticas, coisas que as vezes nós não sabíamos como nos expressar e o curso vai ser um marco para a minha vida. A partir daqui eu posso afirmar que eu sou outra pessoa, que eu tenho uma outra visão de vida, sou um outro ser humano e que dinheiro nenhum paga o conhecimento que nós adquirimos aqui, pode ter certeza.
A especialista em relações humanas e estratégicas coorporativas, Célia Penatti, deixou uma mensagem especial falando um pouco sobre como foi esta turma do Challenge Yourself.
– Célia Penatti
Missão dada é missão cumprida! Plenitude e que nós percebemos cada vez mais a expertise das pessoas trabalhadas, eu não preciso trabalhar muitas pessoas, com muita coisa, o que eu preciso é trabalhar muito bem o conhecimento para a pessoa se verticalizar e perceber a importância, tomar consciência, que é necessário mudar. Essa foi a turma mais intelectualizada até então, todas são perfeitas. Já fizemos cinco turmas do Challenge aqui na Aciub, da 45ª a 49ª. Partimos agora para a 50ª turma. Eu vejo que o mais importante foi a tomada de consciência. Os que estão aqui tem consciência da importância e da necessidade da mudança, que eles perceberam ser pertinente, e que eles estão estabelecendo um processo e nós apenas mostramos o caminho, fomos uma ponte com estrutura, pilares fortalecidos no conhecimento e embasamento, pois afinal de contas são 38 anos de mercado. Na realidade nós aprendemos a ter meritocracia e olocracia, cada um tem a sua competência técnica melhorada e o que eles deram um upgrade foi no comportamental e estão se transformando em um ser humano integrado. Hoje cada um de nós aqui estamos vendo o ser humano no seu todo, não só em partes. Não é fácil, Challenge Yourself sai fora de qualquer outro treinamento, porque é um treinamento que você aprende a se reconhecer, a se compreender, a se entender, então nessa busca do seu autoconhecimento você percebe qual é o seu ponto forte e ai você também descobre qual é o frágil e você sabendo a importância do seu forte, você fortalece o frágil e entra num equilíbrio. Então você se transforma num profissional de competência técnica, ética, moral e espiritual, porque você entra em equilíbrio. Challenge Yourself não é só sair da zona de conforto, Challenge Yourself é você se permitir ir além daquilo que antes você julgava ser impossível, e hoje você tem a certeza que o possível você faz, porque nós temos o Deus do impossível e ele nos fortalece e nós absorvemos conhecimento, montamos uma estratégia, planejamos como e vamos fazendo. Na intercorrência que pode ocorrer nós aprendemos a ciência da adaptabilidade, que isso nos traz flexibilidade. Então hoje concluindo esse grupo está claro como amanhecer de um sol brilhante e vibrante que quem está aqui é um ser humano melhor e eu assino em baixo de qualquer papel em branco de cada um deles, porque crescemos juntos.
A capacitação contou com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).