Município alcançou o 1º lugar no país no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes, em que se analisa a aplicação de tecnologia em políticas públicas
Uberlândia foi contemplada na noite desta terça-feira (21) com o prêmio de campeã do Ranking Nacional de Serviços das Cidades Inteligentes. O primeiro lugar foi conquistado frente a uma análise da consultoria Teleco sobre a aplicação de tecnologia em políticas públicas desenvolvidas nas 100 maiores cidades brasileiras. O resultado foi divulgado ainda na terça-feira, no primeiro dia do Painel Telebrasil, que reúne até quinta-feira (23) membros do poder público e empresas de telecomunicações para discutir o futuro do setor e tem o prefeito Odelmo Leão como um dos convidados de honra.
A consultoria Teleco ainda divulgou na ocasião o Ranking Cidades Amigas da Internet, que avalia, também dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil. Nesse estudo, Uberlândia ocupa a 2ª posição, ficando atrás apenas de São José dos Campos (SP).
Premiação
Organizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações, o Painel Brasil foi o espaço escolhido para a premiação do Ranking Nacional de Serviços das Cidades Inteligentes. Pouco antes da cerimônia de abertura e entrega oficial do troféu de campeã a Uberlândia, ocorridas à noite, o prefeito Odelmo Leão participou, ao lado de empresários e políticos, do debate “Políticas Públicas e Estratégias para Cidades Inteligentes”, onde foi aplaudido pelo público ao falar sobre soluções para a modernização dos municípios.
“Serviço público é parceria. Só se faz uma ‘cidade inteligente’, se tiver empreendedor querendo investir, querendo criar, querendo ajudar e o município aberto para essa realidade. Tem que ter o poder executivo, o poder legislativo e os empreendedores e, em Uberlândia, estamos tendo essa parceria. Essa parceria é a solução. Não tem outro caminho”, declarou o prefeito.
Planejamento e modernidade
O estudo sobre as chamadas Cidades Inteligentes considerou 26 indicadores relacionados à gestão municipal e aos serviços utilizados diretamente pela população (e-gov, saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana e saúde) para chegar ao ranking final, no qual o destaque foi Uberlândia, que passou da 3ª posição, obtida na 1ª edição da premiação, em 2018, para o 1º lugar ao comprovar a adoção de 14 indicadores.
O reconhecimento veio como resultado do intenso trabalho da atual administração em criar e implementar o programa Gestão Total, que, nos últimos dois anos, foi destinado a modernizar e retomar a credibilidade da administração pública. Entre as iniciativas geradas pelo programa, e que foram consideradas pelo ranking, estão o estacionamento rotativo, o uso de câmeras de vigilância, a emissão online de boletos de tributos, os agendamento e consulta online de serviços públicos e a marcação virtual de exames. Esses benefícios puderam ser conhecidos mediante questionários direcionados aos órgãos nos últimos meses.
Confira as 10 primeiras colocadas no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes clicando aqui.
Confira o ranking e obtenha mais informações pelo portal: http://www.teleco.com.br/
Fonte: Prefeitura de Uberlândia.