BNDES relança programa de crédito aos pequenos negócios

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) relançou na última segunda-feira, 22 de agosto, durante evento de celebração dos 70 anos do Banco, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito na modalidade garantia (PEAC-FGI). A novidade é que agora além de englobar as pequenas e médias empresas, também serão apoiadas as microempresas e os microempreendedores individuais (MEI). A expectativa da Instituição é que sejam fornecidos mais de R$ 20 bilhões em financiamentos até dezembro de 2023.

O Programa, em sua modalidade de garantias, foi instituído por meio da Medida Provisória nº 975, de 01 de junho de 2020.  O objetivo principal é possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para Microempresários Individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), possibilitando assim a manutenção do emprego e da renda.

A iniciativa é operacionalizada por meio do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), e no segundo semestre de 2020 concedeu R$ 92 bilhões em novos créditos, prioritariamente, aos negócios de pequeno porte.

Nesta segunda fase do Programa, de acordo com informações do Portal Agência Brasil, a ideia do BNDES em priorizar fundos garantidores para MEIs e MPMEs é estimular o mercado financeiro brasileiro a operar com esses segmentos. Além disso, também busca incentivar os bancos a concederes créditos com condições mais favoráveis aos clientes.

No site oficial do Programa, o empreendedor consegue ter mais informações sobre a iniciativa, e também conferir a lista das 40 instituições financeiras que se tornaram parceiras habilitadas a operar com a garantia do PEAC. Assim, é só escolher a que faz mais sentido para o negócio e entrar em contato com a instituição.

Créditos: Fernando Frazão/ Agência Brasil