Na noite da última terça-feira, 07 de dezembro, associados do Núcleo de Imobiliárias do Programa Empreender da Aciub, e empreendedores do setor se reuniram em um momento especial de informação, conhecimento, e conexões estratégicas. O painel “Perspectivas para o Mercado Imobiliário em 2022” contou com a participação do Superintendente Regional do banco Santander, Leandro Sales, do sócio fundador da Minas Capital – escritório de AAI credenciado à XP Investimentos, Tarcísio Campanholo, e da gerente de relacionamento da Caixa Econômica, Sunaide Queiroz.
O vice-presidente da Aciub, Humberto Pereira Carneiro, foi o responsável por fazer a abertura do evento e destacou a importância da união empresarial. “Percebemos que sozinhos podemos não conseguir muitas coisas, mas unidos conseguimos tudo. A Aciub vê no Núcleo a força de todos os empreendedores associados”, reforçou ele.
O encontro possibilitou que os líderes e profissionais presentes pudessem trocar experiências dos últimos anos, dúvidas e expectativas para 2022. Leandro Sales destacou a força do setor imobiliário e apresentou ao público dados importantes em relação a 2021: R$172,7 bilhões em concessões de mercado, crescimento de 95% do mercado de crédito imobiliário em relação a 2020, cerca de 2 milhões de buscas no Google sobre o setor.
O especialista pontuou sobre a movimentação da área, mas também mencionou alguns obstáculos enfrentados. “Nos últimos dois anos, houve um crescimento do setor, que basicamente triplicou o número de vendas e de financiamentos. Entretanto, ainda enfrentamos desafios como a falta de investimento, e também burocracias em termos de registros que também possuem custos elevados em relação aos contratos”, compartilhou Leandro.
Tarcísio Campanholo destacou algumas questões que os empreendedores do setor precisam ficar atentos em 2022, para alinhar perspectivas e resultados.
“Estamos vivendo uma volta da alta das taxas de juros, com um aumento inclusive da taxa Selic. Também temos um aumento da inflação em todo o mundo, mas, em contrapartida temos uma melhora nos indicadores econômicos, inclusive uma expectativa de crescimento do PIB, o que aponta uma possível recuperação da economia brasileira. É interessante ficar de olho nestes indicadores, mas também tem muita coisa boa para acontecer!”, pontua Tarcísio.
O sócio fundador da Minas Capital abordou em seu painel fatores de risco da economia, que são baseados em três pilares: juros, câmbio e o mercado de ações, reforçando que é necessário uma atenção constante nestes pontos. Entretanto, também compartilhou alguns aspectos de retomada econômica que também vale a pena ficar de olho: a ascensão das commodities e a queda da taxa de desemprego, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, caiu para 12,6% no 3º trimestre de 2021.
Já Sunaide Queiroz reforçou a importância de momentos como o painel. “Estamos aqui com construtores, vendedores, e líderes de imobiliárias, e acredito que é importante falarmos sobre a relevância do segmento imobiliário para a economia brasileira, inclusive, o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, sempre fala sobre como a construção civil é o setor que mais gera renda e serviços”, destacou ela.
Em sua palestra, a profissional também mencionou a necessidade de investimentos em treinamentos profissionais. “O corretor imobiliário precisa ser capacitado para saber fazer uma simulação bem feita, por exemplo, pois é neste momento que verificamos o perfil do cliente, o que ele precisa e o que ele pode pagar. E a cada dia, percebemos a necessidade do mercado em ter pessoas qualificadas para atender”, pontuou.
A moderadora do painel e associada da Aciub, Vanilda Sousa, também destacou a força do setor. “O mercado imobiliário se mostrou resiliente nesse momento de pandemia. Além disso, nossos imobiliários foram responsáveis por trazer ‘oxigênio’, gerando renda e oportunidades a muitas pessoas. Sem dúvidas é um setor que precisa ser tratado com atenção pelas autoridades porque é responsável por milhares de empregos de forma direta ou indireta”, reforçou a empreendedora.
Participantes conheceram planejamento do Núcleo de Imobiliárias para 2022
Durante a oportunidade, representantes do Núcleo compartilharam a história de criação do grupo, os objetivos e valores. Além disso, a programação de ações para o próximo ano também foi apresentada com iniciativas diversas, com abordagens e formatos diferentes para atender às múltiplas demandas dos empreendedores. O moderador do Núcleo, Talles Aquino, reforça a missão do grupo junto aos participantes. “Buscamos que seja um grupo de apoio, discussão e compartilhamento de boas práticas. Além disso, conhecimento, informação e capacitação são pilares fundamentais que acreditamos que podem influenciar diretamente o dia a dia do empreendedor e afetar positivamente os resultados das empresas dos associados”, destaca.