Aciub: reunião da diretoria discutiu Campanha Destinação e Pacto pela Alfabetização

A reunião da diretoria da Aciub na última segunda-feira, 21 de novembro, recebeu representantes da Receita Federal e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Uberlândia (CMDCA) para falar sobre a Campanha Destinação da RF,e a destinação social de parte do Imposto de Renda. Além disso, o vice-presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, apresentou um panorama do atual cenário do Pacto pela Alfabetização e os resultados alcançados pelo projeto, que tem o apoio da Aciub desde a concepção.

Durante o encontro, que foi comandado pelo presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, o delegado da Receita Federal de Uberlândia, Luiz Cláudio Martins Henrique, explicou aos diretores como funciona a Campanha Destinação da RF. A iniciativa busca divulgar aos contribuintes de pessoa jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu Imposto de Renda, aos Fundos da Infância e Adolescência e do Idoso.

De acordo com o delegado, o objetivo é incentivar os contribuintes a fazerem essa doação, pensando no desenvolvimento social. “É uma missão que entendemos como uma causa nobre, é ajudar e contribuir na melhoria de vida de crianças e adolescentes para formarmos uma sociedade melhor. Investir nesses jovens é algo transformador e a Receita tem uma vontade muito grande de ampliar essa atuação, trabalhando em um viés que chamamos de cidadania fiscal, por exemplo, ensinando a criança e o adolescente a ser um cidadão melhor, entendendo que existem direitos e deveres”, pontuou.

Antônio Naves, representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Uberlândia (CMDCA), explicou como funciona a utilização da verba que é destinada ao fundo. “Quando assumimos a gestão, tínhamos cerca de R$2 milhões de saldo e liberamos parte desse fundo para nove projetos sociais. Hoje, temos cerca de R$3 milhões e com esse recurso já começamos a discutir, democraticamente com os conselheiros, como a destinação será feita, e temos aprovado atualmente 20 projetos para receberem parte do valor. Mas para isso, as iniciativas precisam passar por uma banca de avaliação”,detalhou.

Vice-presidente da Aciub falou sobre o Pacto pela Alfabetização

Fábio Túlio Felippe, vice-presidente da Associação, apresentou um breve cenário e os resultados do Pacto pela Alfabetização, uma parceria com os institutos Projeto de Vida, de Uberlândia, e Raiar e Alfa e Beto, de Brasília. De acordo com o vice-presidente, a aderência de alunos, instituições de ensino e educadores ao projeto foi muito positiva. “A mobilização foi absurda! Felizmente o engajamento das diretoras, escolas, estudantes e pais foi muito grande. Temos vários resultados que mostram esse engajamento ao projeto, que afetou mais de 20 mil crianças”, compartilhou ele.

Em seguida, Fábio Túlio destacou que apesar dos obstáculos, os resultados e efeitos gerados pelo Pacto pela Alfabetização estão acima do esperado. Por fim, o vice-presidente compartilhou alguns objetivos já alcançados pela iniciativa, por exemplo, que os estudantes do 1º ano tiveram aproveitamento de 21% no teste de leitura com a utilização da nova metodologia de ensino, dado que no final de 2021 era 6%. Já os alunos do 2º ano alcançaram 43%, superando a meta estabelecida pelo Programa e a taxa do ano passado, que foi de 14%. No 3º ano, o resultado alçando foi de 53%, sendo que em 2021 era 28%.