Redução de tributos foi a pauta do último evento da Aciub. A palestra “Redução de tributos: principais estratégias para beneficiar sua empresa”, promovida pela Associação, aconteceu na noite da última quinta-feira (02/06), reunindo os associados. O bate-papo foi comandado pelo CEO da Maiore Consultoria, parceira da Aciub, José Wilson Rosa, e o diretor jurídico e tributário, Rudimar Cavalcante.
Os especialistas compartilharam com os advogados, contadores e outros empreendedores, seus conhecimentos sobre a tributação brasileira, as altas taxas, destinação dos valores, e principalmente boas práticas que podem ser adotadas na hora de administrar esses tributos. Rudimar Cavalcante pontuou que os diversos e caros tributos que recaem sobre as empresas, é um dos principais motivos para o fechamento de empreendimentos, mas, é possível se adaptar. “A questão não é não pagar os tributos, mas sim pagar de uma forma inteligente, justa e equilibrada. De forma que o negócio fique viável e o serviço público esteja utilizando esses recursos para que a carga tributária seja revertida para a população”, ressaltou ele.
Neste cenário, José Wilson reforçou a importância da educação tributária para os empreendedores, e também de um planejamento. “De acordo com o que a empresa vai crescendo, é preciso estruturação. O desafio maior das empresas são os primeiros anos, pois muitas vezes o empresário é o técnico e jogador, começando a empreender sozinho, e então com o passar do tempo tem que se trabalhar a estrutura”, explicou o CEO.
Para apoiar os associados neste planejamento e gestão dos tributos, os convidados compartilharam com o público práticas como:
- O compliance tributário, que significa um conjunto de atividades que buscam a conformidade à legislação tributária e também a própria conformidade à legislação.
- O planejamento tributário, que busca diminuir as despesas da empresa, reduzindo o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio;
- Uma revisão fiscal, que tem como foco principal realizar uma auditoria fiscal no empreendimento, entendendo o comportamento fiscal e considerando todos os elementos referentes ao pagamento de impostos;
- As teses tributárias, que questionam o entendimento do fisco, sendo uma ferramenta a favor do empreendedor e que vem ganhando popularidade como instrumento do planejamento tributário.
Além disso, José Wilson também apresentou boas práticas que podem ser adotadas por empresas que aderem ao Lucro Real, e para aquelas que optam pelo Simples Nacional e Lucro Presumido, confira:
Lucro Real: remuneração de capital próprio, terceirização de serviços, avaliação de todas as apropriações pelo regime de competência (férias, 13º salário e mais), e outras.
Simples Nacional e Lucro Presumido: recolhimento pelo regime de caixa, classificação correta dos produtos, avaliação do ponto de equilíbrio entre custo da folha x faturamento, e mais.
A associada Fabiana Cristina de Assunção participou do encontro e reforçou a importância dos empreendimentos se manterem atualizados sobre o tema. “Temos que ter uma participação sempre ativa em todas as iniciativas que pudermos, para tentarmos diminuir os impactos dos impostos, porque a nossa carga tributária é muito grande e isso afeta desde a micro empresa até a grande”, compartilhou ela.