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Aciub recebe Road Show Halal do Brasil

Empresas do setor de alimentos e bebidas interessados em se qualificar para agregar valor a seus produtos, com foco na exportação para o mercado árabe-islâmico, terão a oportunidade de participar do Road Show Halal do Brasil. Neste evento gratuito, que acontece no dia 24/04, das 14h às 17h, no auditório da Aciub, será apresentado o que é a Certificação Halal, que é que atesta que os produtos alimentícios foram produzidos de acordo com a jurisprudência islâmica e, portanto, estão aptos a serem exportados para países muçulmanos. Para participar basta inscrever em aciub.com.br/inscricoes

Este projeto é uma parceria estruturada entre a Câmara e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX-Brasil, sendo que o evento é fruto da cooperação que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais-SEDE possui com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, visando o fortalecimento dos laços econômicos entre Minas Gerais e os países árabes, e que conta com o apoio da Aciub.

Certificação Halal

Confira apresentação sobre este certificado, conforme disponibilizado pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex:

Em que consiste

A palavra Halal ( حلال ) no idioma árabe significa permitido, autorizado, lícito, legal, dentro da lei, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah) que rege os costumes e à vida diária dos muçulmanos.

A Certificação Halal consiste em um” processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida certifica a aptidão da indústria em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos.”

O Certificado Halal “é um documento fiel de garantia emitido por uma instituição certificadora Halal reconhecida por países islâmicos, para atestar que a empresas, processo e produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia)”.

A busca por esta certificação tem crescido no Brasil e, além do setor de alimentos, está sendo demandada, também, por empresas de outros setores, como por exemplo, farmacêutico e cosméticos. 

A Certificação Halal atesta que determinado produto respeitou estas regras em todas as suas etapas de produção e industrialização. Deste modo, quando um consumidor islâmico adquire um produto com a certificação Halal, saberá que ele foi produzido respeitando as regras estabelecidas por sua religião.

Por que é importante conhecer

Atualmente a população islâmica no mundo situa-se em torno de 1,6 bilhão de habitantes, correspondentes a cerca de 22% da população mundial. De acordo estudos realizados pelo Pew Research Center estima-se que será a religião com maior crescimento nas próximas quatro décadas, devendo atingir cerca 2,8 bilhões fiéis em 2050 e cerca 30% da população mundial.

É importante ressaltar, também, que um percentual considerável da população dos países da União Europeia atualmente é composto por muçulmanos como, por exemplo, 5,8% da população da Alemanha, 7,5% da população da França, 4,8% da população do Reino Unido.

Ao contrário de que muitos pensam, a maior parte da população islâmica do mundo não está situada no Oriente Médio. Atualmente, o maior país islâmico do mundo é a Indonésia com cerca de 250 milhões de habitantes, dos quais cerca de 90% são muçulmanos. Após a Indonésia os maiores países islâmicos são Bangladesh, Paquistão, Turquia e Irã e Egito. Entre os países citados o único que é um país árabe é o Egito.

Os países que integram a Liga dos Estados Árabes são 22 países, situados predominantemente no Oriente Médio e Norte da África, com uma população total que supera 380 milhões de habitantes, em sua maioria, muçulmanos. Neste caso é importante ressaltar, também, que a maior parte do que é consumido na região é comprado de outros países.

Portanto, trata-se de um vasto mercado a ser conquistado e esta certificação agrega ao produto vantagens competitivas tanto no curto como no longo prazo, quando se considera o crescimento projetado deste mercado.

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