Notícias Empreender

Aciub recebe chefs para degustação de queijos

Valorizar o pequeno produtor. Esse foi o objetivo do encontro realizado na Aciub na última sexta (1/2), com chefs de Uberlândia e cinco produtores locais de queijos, doces e geleias. A Prefeitura Municipal de Uberlândia e a Emater, em parceria com a Aciub,  prepararam uma tarde de degustação, em que os pequenos produtores apresentaram seus produtos para os chefs que participarão de um evento de gastronomia em março, e que terá como ingrediente principal o queijo. A degustação permitiu que cada chef conhecesse os tipos de queijos produzidos na região, para escolher o mais indicado para o evento.

O encontro começou com uma apresentação do histórico de cada produtor, suas instalações e os produtos que oferecem. Na sequência, os chefs apreciaram queijos coalho, trança e minas, além do doce de leite, geleia de tamarindo e outras delícias.

Esta ação faz parte do programa Novo Agro, lançado em 2018 pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), com o objetivo de potencializar as atividades rurais em cinco pilares: agroindústria de pequeno porte, agroecologia, piscicultura, turismo rural e gastronomia.

Os pequenos produtores que participaram desta ação também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Empreender da Aciub e de que forma que a metodologia utilizada pode contribuir com suas atividades.

Este evento conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).