A Aciub participou do Encontro Internacional de Conselheiros de Núcleos Empresariais, promovido pelo Programa AL-Invest, que é um dos mais importantes projetos de cooperação internacional da Comissão Européia na América Latina. Os participantes compartilharam experiências sobre como o serviço de núcleos empresariais (Programa Empreender) ajuda a desenvolver não só as empresas que participam do programa, mas também a instituição e a economia local.
O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto, em Guadalajara, no México, tendo como anfitriões a Coparmex Jalisco. Os três dias contaram com momentos de troca de conhecimentos e boas práticas, com a apresentação de cases de sucesso. Também foi realizada uma visita técnica à empresa José Cuervo, com o propósito de avaliar os seus ciclos e unidades de produção, e dessa forma aplicar o aprendido nas sessões. A Aciub foi representada pelo superintendente Marcio Bocchio, que fez uma apresentação sobre experiência da Aciub nos últimos 19 anos trabalhando com núcleos setoriais, e a coordenadora de projetos, Janayne Nunes.
O Programa AL-Invest é um dos mais importantes projetos de cooperação internacional da Comissão Européia na América Latina. Começou em 1994 buscando atrair investimentos europeus para a América Latina e ao longo do tempo, vendo as realidades da região, mudou para promover a internacionalização e impulsionar a produtividade de dezenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na América Latina. Em 2015, a Comissão Europeia lançou o concurso para a quinta fase deste programa: o AL-Invest 5.0: um crescimento inclusivo para a coesão social na América Latina e o consórcio de 11 organizações internacionais coordenadas pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e O Turismo de Santa Cruz, na Bolívia (CAINCO) ganhou o concurso para executar o projeto em toda a América Latina.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB- representa o consórcio que administra os recursos e ações do programa no Brasil. A Aciub faz parte do projeto e desenvolveu, apenas em 2018, 56 projetos com o AL-Invest 5.0, o que representa 41% do total em todo país. Das 2009 empresas atendidas, 815 foram por meio das ações da Aciub.