Aciub marca presença no Diálogo Público com a ANTT, sobre a duplicação da BR262, em Araxá

O vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, o diretor Rogério Silva e o diretor executivo Márcio Bocchio, representaram a Aciub na Conversa Pública com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na manhã desta sexta (26/01), em Araxá. Também estiveram presentes o diretor de Alianças e Parcerias do CDL, Oswaldo Luiz Pereira, e o vereador e presidente do Conselho de Maçons do Triângulo, Leandro Neves.

O tema da reunião foi a duplicação da rodovia federal BR-262, trecho que abrange as cidades de Uberaba, Araxá e Nova Serrana. Atualmente, o percurso é um dos mais perigosos do país, tendo registrado mais de 1780 acidentes entre 2021 e 2023.

A duplicação busca aumentar a segurança do percurso, e ainda facilitar o transporte de insumos, já que essa rodovia é de vital importância para o setor logístico no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e o escoamento da produção agrícola e industrial. Atualmente, o trecho não permite a circulação de caminhões modelo rodotrem, os mais utilizados para facilitar o transporte de cargas. Isso implica em dificuldades e atrasos que terminam por inflacionar o preço final do produtos.

O estudo para formatar o novo edital de concessão contempla a duplicação de um trecho de 44,3 quilômetros (10% da extensão total do trecho) e 127 quilômetros de construção de terceira faixa – 63,5 km em cada sentido – (15% da extensão), além de correção de uma dezena de curvas que terão seu traçado corrigido.