Aciub Jovem, Notícias

Aciub Jovem promove reunião sobre inovação

Um ecossistema de inovação é sustentado por um tripé formado pelo governo, universidades e mercado. Para que os empreendedores pudessem conhecer um pouco mais sobre o Uberhub, o ecossistema de inovação de Uberlândia, o Aciub Jovem recebeu o coordenador de ecossistemas de inovação na Prefeitura de Uberlândia, Walber Schwartz, e do diretor de Inovação da Prefeitura, Gustavo Maierá. A reunião mensal do conselho realizada na manhã desta terça-feira (3), contou com a participação de diversos jovens que puderam conhecer mais sobre o projeto e fazer networking.

O coordenador de ecossistemas de inovação falou sobre a criação do Uberhub e destacou a importância da participação de todos. “Foi um prazer poder vir falar com o Aciub Jovem. Consideramos que só existe um ecossistema de inovação com a participação efetiva dos empreendedores e do mercado. A Prefeitura, por meio da diretoria de inovação, vem fazendo esse trabalho, que é basicamente de convidar os empreendedores e especialmente os jovens da cidade a conhecerem o nosso ecossistema, o que o governo tem feito, o que as faculdades tem feito, e possam participar efetivamente da construção do ecossistema. O Uberhub é algo que vai beneficiar todos os empresários da cidade, independente do segmento”, ressaltou Walber Schwartz.

Foram apresentadas também as ações de formação desenvolvidas como o Go Minas, Uberhub Code Club e Programa Aprender a Fazer. Outro importante ponto tratado durante a reunião foi o alcance global do ecossistema, por meio de eventos como Developer Circles from Facebook, SingularityU Uberlândia Chapter e Meet Up GDG Uberlândia.

O empreendedor e diretor do Aciub Jovem, Gilberto de Camargos Júnior, destacou a relevância do Uberhub para o desenvolvimento dos jovens empresários. “O ecossistema de inovação é muito importante, pois acaba se tornando uma fonte de referência para quem está empreendendo. Você tem o conjunto de várias empresas que estão iniciando e algumas que já estão com um grau de maturidade mais elevada e há uma troca de informações muito grande. Uma empresa acaba se tornando referência para a outra. A troca de informações constante em diversas áreas ajuda muito no crescimento do empreendedor. Essa troca de experiências fortalece o mercado e é muito importante trazer isso para o Aciub Jovem, pois temos vários jovens empreendedores que estão buscando networking, referências e novas oportunidades de negócios”, afirmou Gilberto de Camargos.

Para conhecer mais sobre o Uberhub basta acessar o site www.uberhub.com.br.

Jovens empreendedores interessados em participar das atividades desenvolvidas pelo Aciub Jovem devem entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br. As reuniões do Conselho acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês, a partir das 8 horas, na sede da Aciub – Av. Vasconcelos Costa, 1500.

A reunião contou com o apoio do Programa Al-Invest 5.0, que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importante da Comissão Europeia e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).