Artigos, Notícias

Aciub e presidente da Aciub Mulher são homenageadas na 25ª edição do Congresso da Federaminas

A entrega do Mérito Empresarial, realizada pela Federaminas em Araxá na noite de sábado (21), reconheceu empreendedores de destaque e fez homenagens especiais. O presidente do Aciub Jovem, Pedro Pacheco, recebeu a homenagem pelo trabalho da Aciub durante a Semana do Associativismo. O diretor executivo da Aciub, Márcio Bocchio, também representou a entidade para receber uma honraria em reconhecimento aos 90 anos da associação.  Além disso, o Prêmio Mulheres Além das Gerais homenageou trinta mulheres indicadas pelas Câmaras da Mulher Empreendedora e pela Federaminas Mulher. Pela Aciub, a grande homenageada foi a presidente do Aciub  Mulher, Rosiris Cerizze, destaque nos setores de advocacia e produção rural há mais de 10 anos.

A solenidade reuniu representantes de todas as regiões do estado, encerrando as atividades do Congresso da Federaminas, que chegou a sua 25ª edição em 2023. Neste ano, 66 personalidades indicadas pelas Associações Comerciais e Empresariais de cidades mineiras foram homenageadas. A Federaminas também concedeu oito homenagens especiais, reconhecendo o destaque de mineiros em áreas como a comunicação.

O congresso reuniu lideranças empresariais de 74 municípios de Minas Gerais para discutir o papel do associativismo no desenvolvimento do estado. O tema do congresso foi “Vivendo, Empreendendo e Desenvolvendo”, e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, enfatizou a importância de construir pontes entre o setor público e privado, promovendo a liberdade econômica e o empreendedorismo, e reconhecer os empreendedores que contribuem para o desenvolvimento do estado e a promoção do associativismo. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, também destacou a história do congresso e seu papel fundamental em conectar e fortalecer a comunidade empresarial do estado.

A presidente do Aciub Mulher, Rosiris Cerizze, uma das homenageadas da noite, falou sobre o evento: “Foi uma noite memorável e inesquecível de reconhecimento e fomento ao empreendedorismo feminino em Minas Gerais. Um grande orgulho poder representar Uberlândia e receber esta honraria da Federaminas, o que nos motiva a seguir com nosso trabalho ativo na Aciub para que as mulheres sejam cada dia mais valorizadas e estejam cada vez mais fortalecidas e inspiradas a garantir seus espaços nos ambientes de negócios”, ela disse.

Conheça a Federaminas

A Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Minas Gerais) foi fundada em 1954 por representantes da associações comerciais de Belo Horizonte, Uberaba, Montes Claros, Uberlândia, Araguari e Ituiutaba, com o objetivo de unir a atuação das instituições, a fim de fortalecer o trabalho realizado no estado. Desde então, por quase 70 anos, a Federaminas vem trabalhando pelo fortalecimento das entidades federadas e, consequentemente, dos empresários que lhes são filiados – em sua maioria de empresas de micro, pequeno e médio portes -, bem como pelo crescimento da economia mineira.