Aciub apoia nova campanha da CACB com foco no Simples Nacional

A Aciub apoia a mais nova campanha da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que leva o mote “Mais Simples Nacional, Brasil mais forte” . A nova iniciativa busca a atualização da tabela de faturamento do Simples Nacional de acordo com a inflação, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A campanha, que chega agora as redes sociais da Confederação, a qual a Aciub é afiliada, já apresenta uma sugestão de novos valores para a tabela, confira:

– Microempreendedor individual (MEI): de R$81 mil para R$ 141 mil;
– Microempresa: de R$ 360 mil para R$ 847mil;
– Empresa de pequeno porte: de R$4,8 milhões para R$8,47 milhões

Além disso, a ação também contará com uma petição online que deve culminar num abaixo-assinado com milhares de assinaturas. O presidente da CACB, Alfredo Cotait, reforçou que reajustar as tabelas é uma questão de justiça. “Nós temos um cenário econômico complicado. A pandemia deixou marcas muito profundas, sobretudo, para os micro e pequenos empreendedores. A inflação vem aumentando os preços dos combustíveis, de aluguéis, e outros bens. Isso tudo faz com que o empreendedor aumente o preço de seus produtos ou serviços para conseguir se manter ativo, mas não há crescimento real no faturamento dessas empresas”, explica o presidente.

Tema da campanha foi discutido em audiência pública

Alfredo Cotait também participou nesta quarta-feira (18), de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o tema principal da campanha, que tem como base o PL 108/2021, cuja relatoria é do deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP). Na oportunidade, Cotait afirmou que a correção das tabelas é fundamental para o crescimento econômico brasileiro. “Esta é a visão que os senhores precisam ter se quiserem encontrar soluções para o país. Se não, cada vez mais, ao invés de aumentar a empregabilidade, vamos aumentar a informalidade. Essa questão está nas mãos de vocês”, declarou.

Também participaram da audiência o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, e o subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Fernando Mombelli.