Dezenas de profissionais de comunicação e de áreas relacionadas ao processo de campanhas políticas se reuniram na Aciub, na manhã deste dia 10 de março, durante o workshop ‘Publicidade governamental e propaganda eleitoral em 2020, como fazer?’. O evento, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), foi uma oportunidade para esclarecer as regras da comunicação a partir de perguntas, respostas e debates sobre os temas neste ano decisivo no cenário político brasileiro.
No evento, gratuito, os advogados Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho (especialista e publicidade governamental) e Dr. Luiz Eugenio Scarpino Jr (especialista em direito eleitoral) participaram de uma mesa redonda com a participação do público e mediação do consultor político e diretor da APP, Gustavo de Castro.
Em um ano de eleições, principalmente, conhecer a legislação eleitoral é pré-requisito fundamental para quem vai se candidatar em 2020, está governando ou já trabalha com comunicação pública e precisa entender as particularidades da publicidade em ano de eleição. Por isso a realização deste evento, com apoio da Aciub.
Durante as perguntas e respostas surgiram dezenas de questões como as restrições de investimentos em publicidade institucional e de utilidade pública pelas prefeituras e câmaras no 1º semestre de 2020, por ser um ano eleitoral; Como é o cálculo deste valor, e também abordagens sobre fake News, que gerou polêmicas nas últimas eleições e ainda é motivo de processos de apuração.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, participou da abertura do encontro e destacou a importância desta parceria com a APP. “Para nós é uma satisfação estar junto com a APP neste evento e também em futuras parcerias, pois aqui é uma casa que agrega empreendedores de todos os setores. Nesta ocasião, tratamos de algo extremamente relevante, ainda mais em um ano em que teremos campanhas e a informação se torna ainda mais essencial”, afirmou.