Notícias

Cosag debate o crescimento das cadeias de recursos naturais durante reunião

Empreendedores que fazem parte do Conselho Superior de Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), se reuniram na última segunda-feira (31). Durante a reunião o economista José Roberto Mendonça de Barros, fez uma apresentação e defendeu que as cadeias de recursos naturais, incluindo a indústria extrativa mineral e o agronegócio, sejam vistas como prioridade, por sua capacidade de ser o motor do crescimento brasileiro.

O vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, é conselheiro do Cosag e participou do encontro realizado na sede da Fiesp. “Tivemos uma reunião muito proveitosa. Foram discutidas questões relacionadas à agropecuária de precisão, que tem gerado grande produtividade para o setor. Essa tecnologia de precisão tem que ser divulgada e levada para os pequenos produtores. O mercado da agropecuária como um todo tem demonstrado um crescimento expressivo em médio prazo e isso é muito importante para o desenvolvimento econômico do País”, destacou Sérgio Tannus.

A reunião do Cosag foi conduzida pelo presidente, Jacyr Costa, e contou também com a participação do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cleber Soares. O diretor-executivo explicou que seu departamento pretende que haja promoção da renda para o produtor rural de qualquer porte.

De acordo com Cleber Soares, o grande desafio de agregar valor aos produtos agrícolas passa pelo processo de adoção da tecnologia e a solução passa pela passa pela EmbrapaTec, que está focada em cinco temas: Agricultura sistêmica; Gestão de risco; Mapeamento (de logística e até de terroir); Fronteira do conhecimento (por exemplo, edição de genoma); Agregação de valor.

Continue lendo