Iniciativa vai atender 50 micros e pequenas empresas dos setores do Comércio e de Serviços
Oito a cada 10 micros e pequenas empresas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, são dos setores de Comércio e Serviços. Elas totalizam cerca de 37,6 mil estabelecimentos, de acordo com dados da Receita Federal. Para reduzir o impacto ambiental desses negócios, principalmente a carga poluidora das empresas sobre os efluentes, o Sebrae Minas, a Fiemg Vale do Paranaíba e a Aciub, por meio do Al-Invest Verde, lançam no dia 2 de maio, às 19h, no SESI Gravatás, a segunda edição do Programa de Eficiência Hídrica (PEFIH).
O programa vai atender 50 empresas de micro e pequeno portes este ano, o dobro das atendidas em 2023. Para participar, é preciso ser micro e pequena empresa dos setores de Comércio ou Serviços e estar incluída no Programa Municipal de Efluentes não Domésticos (Premend).
Em 2023, 60% das empresas que participaram do PEFIH tiveram uma redução média de 23% na carga poluidora e, consequentemente, também conseguiram reduzir a conta de água. O diagnóstico inicial do PEFIH no passado registrou que as 25 empresas participantes tinham fator poluidor médio de 3,98. “Algumas tinham um indicador de 7,81”, lembra Ramos. Após as primeiras intervenções da consultoria, esse índice passou para 2,26 e, na última análise realizada, o fator poluidor chegou em 1,95”, informa o analista.
O PEFIH é uma oportunidade para que os empresários se regularizem frente aos órgãos do município, como explica o Gerente do SENAI Uberlândia, Rogério Franco. “Este projeto visa a eficiência hídrica das empresas participantes. Isso indica que serão analisados pontos de melhoria, na questão de consumo de água, e também na diminuição da poluição que é enviada para tratamento pelo DMAE. Ou seja, o fator K de poluição dessas empresas tende a diminuir, aumentando assim a eficiência hídrica delas. E, consequentemente, diminuindo as despesas relacionadas à tarifa de água.”
Para o Diretor do Dmae, Renato Rezende, sustentabilidade é uma decisão. “As empresas participantes do programa decidiram trilhar o caminho sustentável, através do conhecimento da realidade de suas empresas os empresários poderão otimizar seus custos, reduzir o impacto ambiental e deixar legado para uma cidade mais consciente e progressista. O Sebrae, a Fiemg e Aciub estão de parabéns pela idealização deste programa que já gerou, com o projeto piloto, resultados positivos”, afirmou.
O PEFIH é uma realização do Sebrae, Fiemg, e Aciub, com execução do Senai. São parceiros da iniciativa o Ministério Público, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sindicato Intermunicipal do Turismo (Sindtur) de Uberlândia.
SERVIÇO
Lançamento do Programa de Eficiência Hídrica (PEFIH)
2 de maio
19 horas
Auditório Fiemg Regional Vale do Paranaíba – Rua Nova Ponte, 500 – Gravatás – Uberlândia
Inscrições pelo Sympla. Clique aqui.
*Esta publicação foi realizada com o apoio financeiro da União Europeia, através da sequa. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Aciub e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia, da sequa ou do consórcio responsável pela execução do programa AL-INVEST Verde, que conta com a parceria da CACB, Sebrae no Brasil.