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Inovação verde: o que é e as vantagens para sua empresa

No último mês, aqui na Aciub, falamos sobre o ESG e a importância de se adotar um modelo de gestão pautado na responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa, em um talk show promovido pelo Aciub Mulher. Estes pilares, somados às boas práticas de inovação, são decisivos para o desempenho de uma empresa. Assim, em um tempo em que muito se fala sobre a urgência em encarar os problemas ambientais, é importante que as empresas mantenham o ritmo de inovação em harmonia com ações de sustentabilidade.  O resultado disso? Inovação verde!

Pode parecer difícil, já que a própria inovação requer planejamento estratégico e a capacidade de enxergar além das práticas atuais do seu setor. Inserir mais um elemento nessa já complicada equação parece uma dor de cabeça desnecessária. E seria, se não fosse por um fator essencial: há uma demanda crescente pela pauta verde no mercado mundial, e a tendência é que ela fique cada vez maior. Mas, então, o que é a inovação verde, e quais as vantagens de aplicá-la ao seu negócio?

Inovação Verde: entenda o que é!

As inovações ecológicas, ambientais, sustentáveis, ou a inovação verde – como estamos chamando aqui – são processos, técnicas, práticas, sistemas e produtos novos ou modificados para evitar ou reduzir os danos ambientais. Tudo isso requer mudanças no portfólio de produtos ou nos processos de produção da sua empresa. Essa ‘transformação’ pede que metas de sustentabilidade, como gerenciamento de resíduos, ecoeficiência, redução de emissões, reciclagem, ou qualquer outra ação que busque reduzir o impacto ambiental, sejam implantadas.

Vale notar que essa definição é baseada no efeito das atividades de inovação, independente da intenção inicial, e inclui melhorias incrementais e radicais. Ou seja, você pode estar contribuindo e realizando inovação verde ao buscar reduzir a quantidade de recursos gastos ou dejetos gerados na produção de seus produtos, mesmo que a responsabilidade ambiental não fosse o seu objetivo primário. Por isso, muitas vezes, a inovação e a sustentabilidade já andam de mãos dadas naturalmente. 

Confira um exemplo de Inovação Verde

Um exemplo quando falamos de inovação verde é a produção de bebidas engarrafadas. A redução da gramatura das embalagens, em etapas sucessivas, partiu de 30 gramas de resina plástica – para garrafas PET de 1,5 litros de água mineral – para apenas 22 gramas. Agora, os últimos avanços tecnológicos já permitem garrafas de água mineral de 500 ml com somente 8 gramas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR). 

Como cerca de 80% das bebidas consumidas no Brasil são envasadas em recipientes de Polietileno Tereftalato (PET), de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET), qualquer melhoria aplicada na cadeia de produção pode gerar um efeito dominó que melhora significativamente tanto os custos de produção quanto os resíduos urbanos gerados. 

Práticas como essa favorecem – e muito – a manutenção de um ambiente produtivo e Verde, isso porque o descarte de plástico no meio-ambiente é o maior problema ambiental que enfrentamos atualmente, junto à emissão de gases estufa. 

As vantagens de aplicar Inovação Verde no seu negócio!

A inovação não precisa necessariamente revolucionar o setor produtivo do qual ela surge – apesar de possível – ela pode ser uma forma de otimizar processos já conhecidos de forma a garantir um bem-estar de interesse comum, além de dar a uma empresa uma vantagem competitiva sobre suas concorrentes. Além disso, essas boas práticas não estão ‘presas’ apenas à empresas de grande porte, já que pequenos e médios empreendimentos podem sim adequar seus próprios modelos de produção para torná-los mais sustentáveis.

Por isso mesmo ideias “verdes” surgem o tempo todo, e muitas vezes precisam apenas de incentivo para serem aplicadas. Como mostra o gráfico a seguir:

Países como China e Japão são responsáveis por registrar uma grande quantidade de patentes verdes, mas só uma pequena parcela desses registros termina por ser implementada. Infelizmente o Brasil ainda não ocupa a lista de países com mais patentes verdes registradas, representando apenas 0,6% do total mundial. Mas isso só quer dizer que é um mercado em aberto e pouco explorado em nosso país.

Ainda assim, ideias verdes existem aos montes, e podem ser aplicadas através de pequenas modificações no ambiente produtivo da sua empresa e garantir grandes vantagens ao empreendimentos, algumas delas são:

  • Reconhecimento atribuído à marca por apoiar práticas sustentáveis
  • Atração de um público que busque por produtos ou serviços sustentáveis
  • Redução de custos de produção e utilização de matérias primas
  • Otimização do ciclo produtivo 

Claro que essas adaptações quase sempre exigem investimentos, mas são investimentos que se pagam com o tempo, devido às otimizações proporcionadas pelas novas tecnologias e modelos produtivos.

A curto prazo, iniciativas como o Selo Verde – programa desenvolvido a fim de estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) – já existem para reconhecer as empresas que se adequam às práticas produtivas sustentáveis. Buscar essa certificação pode ser um incentivo a mais para remodelar a cadeia produtiva da sua empresa, já que a certificação pode ser estabelecida como uma meta a se atingir, e vem com o imediato reconhecimento para a sua marca. 

Além disso, a longo prazo, todas as empresas terão de se adequar a novas regras de produção e diminuição de resíduos sólidos até 2040, para se encaixarem nas metas do Plano de Ação Para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Aquelas que não se adaptarem podem ser multadas, ter dificuldades em conseguir crédito ou a produção suspensa. Ou seja, qualquer investimento em sustentabilidade no presente representa uma economia futura, além de uma vantagem sobre os concorrentes que deixarem para se preocupar com as modificações necessárias apenas quando o prazo estiver acabando. 

Já conhece o Al-Invest Verde?

Por conta dessa preocupação com as pautas ambientais é que surgem programas como o AL-Invest Verde, financiado pela União Europeia e com o objetivo de promover práticas sustentáveis em 17 países da América Latina. O projeto busca fomentar a transição para uma economia circular, de baixo carbono, e com a minimização da geração de resíduos, com foco em micro e pequenas empresas. A Aciub está liderando uma das duas frentes do AL-Invest Verde atualmente sendo implementadas no Brasil. Com o tema “Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro”, a iniciativa representa uma oportunidade para as empresas de Uberlândia e região se adequarem aos moldes sustentáveis que passarão a ser obrigatórios a partir de 2040.

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