Uberlândia está entre as 35 cidades mais competitivas do Brasil

Um novo relatório nacional classifica Uberlândia entre as 35 cidades mais competitivas do país. O Ranking de Competitividade dos Municípios foi produzido pela organização suprapartidária Centro de Liderança Política (CLP) em parceria com a plataforma de tecnologia em gestão pública Gove e o Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae).

O ranking analisou dados consolidados até 2019 dos 405 municípios mais populosos do país dentro das áreas “Instituições”, “Sociedade” e “Economia”. Se, no levantamento geral, o município está em 33º lugar, na dimensão “Economia”, ocupa a 30ª colocação. As áreas avaliadas se sustentam sobre 12 pilares considerados importantes para a gestão pública: “Sustentabilidade Fiscal”, “Funcionamento da Máquina Pública”, “Acesso à Saúde”, “Qualidade da Saúde”, “Acesso à Educação”, “Qualidade da Educação”, “Segurança”, “Saneamento e Meio Ambiente”, “Inserção Econômica”, “Inovação e Dinamismo Econômico”, “Capital Humano” e “Telecomunicações”.

Em Minas Gerais, a cidade é a 2ª mais competitiva entre as mais populosas, atrás apenas da capital, Belo Horizonte. Considerando a região Sudeste do país, a posição é a de número 27.

A balança comercial de Uberlândia fechou o primeiro semestre de 2020 com superávit de US$ 404,67 milhões. O desempenho foi quase o dobro do resultado obtido no mesmo período de 2019, quando o saldo foi de US$ 227.464.432, indicando um incremento de 78% nas parcerias econômicas com outros países. Hoje, o município é o 5º que mais exporta em Minas e o 43º no ranking nacional (contribuindo com 0,5% de tudo o que o Brasil vende para fora do país).

Neste ano, o município tornou-se o único do país a estar presente entre os dez primeiros nos rankings nacionais “Serviços de Cidades Inteligentes” e “Cidade Amiga da Internet”, organizados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) e a consultoria Teleco. Uberlândia encontra-se à frente de capitais como Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). A cidade ficou em terceiro lugar no ranking final, ao obter a segunda posição na lista de estímulo à conectividade e o sexto lugar na oferta de serviços digitais.

Apenas entre março e julho, 1.496 empresas de pequeno, médio ou grande porte foram constituídas- número cinco vezes superior aos 278 encerramentos registrados no mesmo período. As 4.373 formalizações de microempreendedores individuais (MEI) superaram em três vezes as 1.644 baixas de registros na mesma época.

O Ranking de Competitividade dos Municípios pode ser conferido aqui.