Uberlândia está entre as 30 cidades mais empreendedoras do país

O novo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), lançado na última semana pela rede global de empreendedores Endeavor Brasil, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap, vinculada ao Ministério da Economia), classifica Uberlândia na 30ª posição entre as 100 mais populosas do país e em 13º lugar entre os municípios do interior brasileiro. Em Minas Gerais, a cidade está atrás apenas da capital, Belo Horizonte. O levantamento, referente ao ano de 2020, busca ser um raio-x do ambiente de negócios do país, gerando dados que podem nortear o avanço do setor.

Ao final de 2020, Uberlândia já havia sido classificada entre as mais competitivas do Brasil. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, Uberlândia está na 33ª posição nacional devido ao seu perfil empreendedor.

O indicador deste ano foi construído com base em sete pilares, que englobam qualificação da mão de obra, infraestrutura, mercado, aspectos inovadores, facilidade de acesso a crédito, tributação, legislação e práticas empreendedoras. O ICE 2020 destacou o município, especialmente, em dois pilares: Capital humano e Ambiente regulatório.

O pilar Capital humano avalia a disponibilidade de mão de obra básica e qualificada, analisando o acesso aos ensinos fundamental, médio e técnico, proporção de adultos com ensino médio completo, desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), número de concluintes do ensino superior, concluintes em cursos considerados de alta qualidade e custo para as empresas contratarem profissionais em nível de direção.

No estudo de todos esses quesitos, Uberlândia (que conta com mais de 70 mil alunos frequentando alguma das 27 instituições de ensino superior e mais de 150 mil estudantes matriculados da educação básica ao ensino médio nas redes privada particular) está na 17ª posição no ranking nacional.

Já no pilar Ambiente regulatório, a cidade é a 24ª colocada. Nesse aspecto, o índice considera a tributação vigente, o tempo para se abrir uma empresa, qualidade de gestão fiscal, carga tributária municipal, atualização das normas de zoneamentos e a existência de um sistema de emissão online de Certidão Negativa de Débitos (CND).