Uberlândia é destaque em rankings de 2021

No ano de 2021, o município de Uberlândia foi destaque nos principais rankings nacionais. A segunda maior cidade de Minas Gerais foi referência em qualidade de vida e recuperação econômica.

Apenas em 2021, segundo o Ministério da Economia, Uberlândia bateu recorde nas exportações, com vendas para o exterior somando US$ 802,07 milhões. Além disso, ainda em relação ao setor econômico, a cidade foi a 4ª do interior do país com o maior Produto Interno Bruto (PIB), sendo que em comparação ao ano referência anterior, de 2018, o PIB aumentou de R$ 37,4 bilhões, para R$ 37,6 bilhões, e com um PIB per capita de R$ 54,4 mil.

O bem-estar da população também foi destaque, de acordo com o ranking nacional “Desafios da Gestão Municipal” (DGM”), a cidade esta entre as 20 melhores cidades para se viver do Brasil. Uberlândia também está entre as 25 com maior potencial de consumo e no ranking dos 30 municípios brasileiros mais empreendedores.

Na geração de emprego, Uberlândia figurou na 3ª posição do interior nacional na abertura de vagas no mês de novembro do último ano, de acordo com o levantamento divulgado pelo Ministério da Economia. Conforme a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o município é também o 2º do estado com o maior número de empresas abertas no ano passado.

Infraestrutura e inovação

Nos últimos cinco anos, a cidade teve ampliada sua capacidade de abastecimento de água, atendimento e mobilidade urbana. Os moradores e empresários passaram a contar com melhor estrutura nas redes municipais de educação e saúde e maior acesso aos serviços públicos, quase 100% digitalizados.

Ainda no último ano, foram inaugurados a ampliação do Sistema Capim Branco, a usina de energia solar fotovoltaica do Complexo do Sabiá e o primeiro condomínio empresarial público da cidade, o Polo Tecnológico Sul.

Estes investimentos, em conjunto com outras iniciativas, fizeram com que a cidade garantisse o 1º lugar nos rankings nacionais Cidade Amiga da Internet e Serviços de Cidades Inteligentes. As classificações reconhecem o empenho da gestão em apoiar a expansão da conectividade, o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e o acesso da população a um atendimento mais célere e eficiente de suas demandas por meio da tecnologia.

Por fim, Uberlândia também é atualmente a 3ª do Brasil e a 1ª de Minas Gerais em saneamento básico, sendo que a cidade também é a primeira do ranking nos municípios com mais de 500 mil habitantes e com um serviço 100% público, segundo o ranking 2021 do Trata Brasil.

Crédito:Lays Freire