Uberlândia é a 2ª de Minas em ranking de cidades sustentáveis

O cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida da sociedade devem ser preocupações constantes dos líderes municipais, estaduais e federais. Em Uberlândia, as políticas públicas da Prefeitura Municipal voltadas ao bem-estar e qualidade de vida da população garantiram à cidade a posição de 2ª cidade mineira no Ranking de Cidades Sustentáveis, divulgado neste mês pela consultoria Bright Cities.

O município ficou à frente de 20 capitais brasileiras e também figurou entre as 15 cidades brasileiras mais sustentáveis com população acima de 500 mil habitantes. Para se ter uma noção, Uberlândia apareceu na frente de capitais como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

No Ranking de Cidades Sustentáveis, cinco pilares principais são analisados, sendo eles:

• Prosperidade, que avalia critérios como economia, inovação, infraestrutura e condições sociais;
  • Gestão municipal, que inclui desde as finanças públicas até a igualdade de gênero política;
  • Bem-estar, que analisa fatores como educação, saúde, cultura e meio ambiente;
  • Segurança, englobando números de mortes causados por diversas causas;
  • Infraestrutura e serviços básicos, que por fim avalia critérios como água potável, saneamento básico e eletricidade.

Este movimento e as ações focadas na sustentabilidade e bem-estar da comunidade crescem cada vez mais, tanto em políticas públicas – que foram avaliadas pelo Ranking – quanto em empresas e entidades. A Aciub, por exemplo, conta com um projeto em parceria com a AHK Rio denominado “Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro”, e busca fortalecer o pilar da sustentabilidade nas pequenas e médias empresas.

O destaque da cidade de Uberlândia no ranking é um incentivo ao cuidado com a sociedade e meio ambiente, e reforça a importância dos poderes executivos, empresas, e pessoas investirem em iniciativas que foquem nestas questões.