A última semana de abril foi marcada pela Semana do Artesão, iniciativa da Aciub e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O objetivo da iniciativa é auxiliar os artesãos em relação a Carteira Nacional do Artesão, documento válido em todo o território nacional e que formaliza a atividade artesanal, e nesta edição da Semana, 25 profissionais foram atendidas.
Durante os quatro dias de atendimento, sete artesãos participantes tiveram suas Carteiras aprovadas e já conseguiram dar entrada no processo de retirada, com apoio da equipe do Programa Empreender da Aciub. Além disso, 10 profissionais realizaram o processo de atualização e renovação do documento, e outros artesãos receberam orientações e dicas gerais.
A Semana também gerou novas oportunidades e negócios. Micael Couto, do Programa Empreender, compartilhou que através da divulgação dos produtos desenvolvidos pelos artesãos participantes, membros do Núcleo Arte das Mãos e Núcleo de Artesanato, da Associação, contaram com uma negociação especial com um fornecedor local.
A empreendedora Nilma Dantas Cruz, artesã há mais de 20 anos, foi uma das participantes da Semana e conta como foi a experiência. “Como não consegui fazer a Carteira só, procurei ajuda do time da Aciub. Com a ajuda deles, fizemos a carteira o mais rápido possível e a recebi em menos de dez dias. Estou muito feliz e agora posso dizer que sou uma profissional artesã!”, conta ela.