Notícias

Romeu Zema anuncia parcelamento de contas de água e luz

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta terça-feira (20) que o governo de Minas vai parcelar débitos de comerciantes em contas de água e luz. A decisão vem após a reunião virtual nesta terça com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares, com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL).

Na reunião, as autoridades avaliaram os prejuízos financeiros que os setores de comércio e serviços vem sofrendo nos últimos meses e os altos números de fechamento de negócios considerados não essenciais no estado. Representantes das categorias foram ouvidos para contribuírem com a discussão. 

Em relação à Cemig e a Copasa, Zema afirmou que “foram orientadas a reverem os casos de clientes inadimplentes do setor produtivo, renegociando suas dívidas”, disse ele. Os débitos relativos às contas de água e energia de micro empresas dos setores que ficaram fechados no período da onda roxa poderão ser parcelados em até 12 vezes sem juros. O governo não informou até quando a suspensão de cortes por inadimplência pela Cemig ficará em vigor.

Em relação aos beneficiários da tarifa social da Copasa, Zema informou que não terão o fornecimento de água cortado até 31 de maio. A concessionária também não cobrará juros ou multas pelo atraso no pagamento de contas durante esse período. Por fim, os consumidores de baixa renda poderão parcelar faturas atrasadas em até 36 vezes, sem cobrança de entrada, juros ou multas.

Continue lendo