Notícias

Resultados de 2025 do Pacto Pela Alfabetização são apresentados e Aciub é homenageada pela parceria

Fotos Valter de Paula/secom/pmu

A Prefeitura de Uberlândia apresentou, nesta terça-feira (16), os números da edição 2025 do “Pacto pela Alfabetização” quanto aos processos de letramento e de conhecimentos em matemática, realizados junto aos estudantes municipais até a conclusão do 2º ano do ensino fundamental. O panorama evidencia resultados positivos na rede municipal de ensino, comprovando a eficácia do programa. O projeto é realizado por meio de uma política colaborativa mantida entre a administração municipal, o Instituto Raiar, o Instituto Projeto de Vida e a Associação Empresarial de Uberlândia (Aciub). 

De acordo com os dados, quanto à proficiência em leitura, o Pacto alcançou 70% no 1º ano e 80% no 2º ano do ensino fundamental. Em relação aos conhecimentos em matemática, no 1º ano o índice chegou a 81% e no 2º ano a 87%. Neste ano, o programa foi desenvolvido junto a 11.459 estudantes provenientes de 429 turmas do 1º e 2º ano de 58 escolas municipais.

O prefeito Paulo Sérgio destacou a importância do resultado. “O Pacto pela Alfabetização foi implantado logo após a pandemia da Covid-19 para minimizar os efeitos negativos na alfabetização das crianças. Diante dos excelentes resultados obtidos, resolvemos manter o programa em nossas escolas. Essa política pública demonstra que estamos no caminho certo para melhorar ainda mais a educação municipal”, disse o prefeito Paulo Sérgio.

“Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, como os nossos professores e diretores, estiveram engajados no processo. Quem mais ganha com esses resultados são as crianças, alfabetizadas na idade certa e preparadas para seguir aprendendo com confiança”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Os resultados do Pacto são oriundos da aplicação de avaliações diagnósticas ao longo do ano. A metodologia utilizada abrangeu material didático unificado em toda a rede municipal de ensino, formações continuadas para os profissionais, avaliações diagnósticas, visitas técnicas às escolas e acompanhamento de resultados com avaliações das conquistas e correções de lacunas de aprendizagem quando necessário.

Para Raquel Garcia, presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, a parceria reforça o propósito institucional. “Participar de um projeto em que acreditamos profundamente e envolver empresários nessa jornada está totalmente alinhado ao nosso propósito de transformar realidades e promover inclusão. Sabemos que a criança que aprende a ler na idade certa amplia significativamente suas chances de construir um futuro melhor”, afirmou.

O Pacto atende aos preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A PNA visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

A diretora do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, destacou a consolidação do programa ao longo dos anos. “Uberlândia encerra seu quarto ano de implantação do Pacto pela Alfabetização com resultados que demonstram a consolidação de uma política pública construída ao longo do tempo. Quando o programa começou, apenas 14% das crianças do 2º ano liam; hoje, esse índice chega a 80%. Esse avanço é fruto de um trabalho coletivo que envolve professores, diretores, equipes técnicas da Secretaria de Educação e as famílias. Em um país onde apenas 59% das crianças estão alfabetizadas, experiências como a de Uberlândia mostram que é possível avançar com políticas bem estruturadas, contínuas e sustentadas pela comunidade”, concluiu.

Homenagem à Aciub

A Aciub recebeu mais um reconhecimento por sua atuação no Pacto de Alfabetização, que é uma iniciativa que reforça o compromisso com a educação e o desenvolvimento da cidade. A homenagem foi entregue à diretora Isabel Rosita, que representou a entidade durante a apresentação dos resultados.

Esta iniciativa é resultado da colaboração entre setores público, privado e social, com atuação conjunta da Secretaria Municipal de Educação que estabeleceu parcerias estratégicas com o Instituto Projeto de Vida, juntamente com a Aciub e com o Instituto Raiar, de Brasília, que é a organização estruturante do Pacto. A Aciub tem o orgulho de fazer parte do desenvolvimento desta parceria, que nasceu em reunião na entidade, em 2022, contando com investimentos e apoio desde a sua criação. A educação é a base essencial para a formação de novos empreendedores, que são pilares do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Sobre o Pacto

A iniciativa tem o objetivo de garantir o direito constitucional de cada criança à uma educação básica de qualidade. O pacto usa uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, fornecendo capacitações; modelagem de gestão, qualificação dos processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentivando a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e outros colaboradores da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização. Para ter mais informações, basta acessar o site pactopelaalfabetizacao.com.br.

Fotos Valter de Paula/secom/pmu

Continue lendo