Notícias

Projeto do Governo de Minas fomenta educação ambiental e humanitária

Os investimentos em ESG – Environmental, social and corporate governance – estão em alta no mercado e universo corporativo, e empresas a cada dia se preocupam mais com estas questões. Entretanto, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), incentivam essas práticas  já no ensino básico, por meio do Projeto Jovens Mineiros Sustentáveis. Agora, os municípios que queiram implementar a iniciativa  em escolas da rede municipal de ensino, já podem se inscrever por meio do e-mail educacao.ambiental@meioambiente.mg.gov.br . O edital estará aberto até o dia 29 de dezembro e os interessados podem conferir os documentos necessários para se cadastrar, clicando aqui. 

O Projeto foi implementado em 2019, e consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Deari, para capacitar educadores em Educação Ambiental, além de formar alunos do ensino fundamental II nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária em bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico. O projeto também prevê o acompanhamento mensal das contas de energia e água da residência dos alunos. Com a iniciativa, os estudantes têm contato ainda na escola com temáticas que estão em alta no ensino superior, e posteriormente no mercado de trabalho e no mundo empresarial. 

Ao total, a Deari selecionará 40 municípios,  e então cada cidade deverá implementar o Projeto em duas escolas da rede municipal de ensino, contemplando duas turmas entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, por escola. O processo de avaliação da Diretoria avaliará uma série de critérios, por exemplo, a presença da unidade administrativa de meio ambiente formalizada, com peso 3, no município. O edital, além de pontuar detalhes sobre a iniciativa, também traz os documentos necessários para inscrição e todos as questões que serão avaliadas para a seleção das cidades. 

Continue lendo