Na última segunda, 13 de setembro, aconteceu a tradicional reunião da diretoria da Aciub. Os encontros virtuais recebem semanalmente a participação de representantes dos poderes públicos com o objetivo de debater assuntos voltados à classe industrial e empreendedora. No encontro desta semana, o convidado foi o presidente do Observatório Social de Uberlândia, Vladimir Rodrigues de Queiroz, que expôs aos participantes a atuação do órgão frente ao cenário social e econômico da região.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, realizou a abertura da reunião e ressaltou o papel ímpar desempenhado pelo Observatório para a comunidade, empreendedores e poderes públicos. “É um importante instrumento para que seja possível acompanharmos com ‘uma lupa’, a melhor gestão e maneira de investirmos o dinheiro público”, destacou.
O professor Vladimir Rodrigues iniciou o bate-papo relembrando o surgimento do Observatório na cidade, que começou sua atuação em Uberlândia no ano de 2015 como uma iniciativa do grupo G7, do qual a Aciub e outras entidades da cidade fazem parte. Atualmente, dentre as diversas frentes de trabalho do Observatório, estão o monitoramento das contas públicas em nível municipal, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos; a Educação Fiscal, ressaltando a importância social e econômica dos tributos; a divulgação dos editais de compras públicas e mais.
Vladimir Rodrigues também relembrou importantes conquistas do Observatório, como a aquisição de um software para dar suporte a Secretaria de Saúde no ano de 2016, e a intervenção para finalização da Escola Municipal do Jardim Canaã II em 2018. O professor também relembrou a premiação no VII Prêmio República de Valorização de 2019, conquistando o 2º lugar na categoria Responsabilidade Social – Ampliando a Transparência e Accountability. De acordo com Vladimir, a premiação foi fruto da atuação do Observatório frente à retomada das obras da E.M Jardim Canaã. Por fim, o presidente do Observatório pontuou a mais recente conquista que foi a obtenção de um software de ranqueamento da produtividade de vereadores da cidade.